Estrutura e funcionamento da estratégia

Este módulo contempla os seguintes perfis:

O que norteia a Busca Ativa Escolar é o trabalho intersetorial entre várias secretarias e órgãos públicos para (re)matricular crianças e adolescentes fora da escola e encaminhá-los(as) aos diversos serviços públicos.

Mas o processo não termina quando o(a) estudante retorna à escola. É preciso garantir que ele(a) seja atendido(a) pelas demais políticas e que permaneça no ambiente escolar, aprendendo e progredindo em sua formação.

Princípios e objetivos da Busca Ativa Escolar

Fluxo de trabalho

Assista ao vídeo para conhecer melhor a organização e o funcionamento da estratégia:

Quem faz o quê na Busca Ativa Escolar

Confira o passo a passo no infográfico. Clique aqui para acessar o arquivo em PDF.

Para entender melhor os perfis e atribuições dos(as) profissionais da Busca Ativa Escolar, clique aqui.

Comitê Gestor

O Comitê Gestor pode obter informações de crianças e adolescentes fora da escola de forma intersetorial e por diferentes meios, como:

• Registros oficiais de infrequência ou de abandono escolar; dados de programas como Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada; Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente (FICAI).
  • Mapeamento de territórios mais vulneráveis onde os(as) profissionais já têm indícios de exclusão escolar, incluindo observações de instituições e moradores(as).
  • Contato com as equipes de campo e/ou secretarias municipais via ação de comunicação comunitária.

Também é importante acompanhar os dados que estão disponibilizados na plataforma da Busca Ativa Escolar (acesso apenas aos municípios que aderiram e configuraram a plataforma).

Saiba mais

Ouça a voz de alguns municípios sobre sua experiência com a adesão e a implementação da Busca Ativa Escolar.