Funcionamento da Plataforma

Este módulo contempla os seguintes perfis:

A Plataforma da Busca Ativa Escolar é um grande banco de dados que permite armazenar todas as informações geradas pelo município e organizar o fluxo das ações, garantindo agilidade e melhorando a comunicação entre órgãos e pessoas.

Para que essa ferramenta tecnológica funcione de forma efetiva, ela deve ser configurada, alimentada e monitorada pelos(as) profissionais da estratégia – e, nesse processo, cada um(a) desempenha papéis específicos muito importantes.

Nesta página, vamos conhecer as responsabilidades dos(as) profissionais da Busca Ativa Escolar em relação ao uso da Plataforma. Para saber aspectos gerais sobre seus perfis e funções, clique aqui.

O(a) Gestor(a) Político(a) na Plataforma

Conheça as principais atribuições do(a) gestor(a) político(a) no vídeo a seguir:

Em resumo, o(a) gestor(a) político(a) deve:

• Analisar os relatórios gerados e refletir sobre as políticas públicas necessárias para o enfrentamento da exclusão escolar de forma intersetorial.
  • Confirmar sua inscrição e cadastrar o(a) coordenador(a) operacional no sistema.
  • Definir, coletivamente, como será a configuração da plataforma, de acordo com a realidade do município.
  • Acessar, visualizar e produzir relatórios a partir dos dados gerados.
  • Criar e visualizar alertas.
  • Cadastrar e gerenciar usuários(as), ou seja, a equipe que atuará em cada função estabelecida.
  • Visualizar o painel com informações consolidadas, que lhe permite acompanhar a evolução da Busca Ativa Escolar no município por meio de gráficos e mapas.

O(a) Coordenador(a) Operacional na Plataforma

Conheça as principais atribuições do(a) coordenador(a) operacional no vídeo a seguir:

Em resumo, o(a) coordenador(a) operacional deve:

• Confirmar seu cadastro; cadastrar supervisores(as) institucionais, técnicos(as) verificadores(as) e agentes comunitários(as).
  • Configurar a plataforma, de acordo com as decisões tomadas de forma conjunta com o Comitê Gestor.
  • Importar a planilha de estudantes “não localizados(as)” do Educacenso e/ou planilhas próprias do município e gerenciar os registros residenciais deles(as).
  • Produzir e visualizar os alertas criados e pendentes, acompanhando sua evolução e produzindo relatórios a partir de dados gerados pelo município.

O(a) Supervisor(a) Institucional na Plataforma

Conheça as principais atribuições do(a) supervisor(a) institucional no vídeo a seguir:

Em resumo, o(a) supervisor(a) institucional deve:

• Cadastrar novos(as) usuários(as) ligados(as) à sua pasta, ou seja, agentes comunitários(as) e técnicos(as) verificadores(as).
  • Configurar a plataforma, junto com o(a) coordenador(a) operacional, de acordo com as definições registradas no Plano de Ação.

O(a) Técnico(a) Verificador(a) na Plataforma

Conheça as principais atribuições do(a) técnico(a) verificador(a) no vídeo a seguir:

Em resumo, o(a) técnico(a) verificador(a) deve:

• Confirmar seus dados de cadastro.
  • Verificar os casos que lhe são atribuídos, realizando a pesquisa e a análise técnica sobre cada um deles.
  • Submeter a análise técnica ao(à) supervisor(a) institucional para que a gestão do caso seja iniciada.

O(a) Agente Comunitário(a) na Plataforma

Conheça as principais atribuições do(a) agente comunitário(a) no vídeo a seguir:

Em resumo, o(a) agente comunitário(a) deve:

• Produzir alertas assim que identificar crianças e adolescentes fora da escola.

Saiba mais

No curso Busca Ativa Escolar Na Prática, os profissionais da estratégia encontram um passo a passo detalhado de como navegar na plataforma para realizar suas funções. Clique aqui e acesse.