Nesta página, vamos conhecer as responsabilidades dos(as) profissionais da Busca Ativa Escolar em relação ao uso da Plataforma. Para saber aspectos gerais sobre seus perfis e funções, clique aqui.
O(a) Gestor(a) Político(a) na Plataforma
Conheça as principais atribuições do(a) gestor(a) político(a) no vídeo a seguir:
Em resumo, o(a) gestor(a) político(a) deve:
- Analisar os relatórios gerados e refletir sobre as políticas públicas necessárias para o enfrentamento da exclusão escolar de forma intersetorial.
- Confirmar sua inscrição e cadastrar o(a) coordenador(a) operacional no sistema.
- Definir, coletivamente, como será a configuração da plataforma, de acordo com a realidade do município.
- Acessar, visualizar e produzir relatórios a partir dos dados gerados.
- Criar e visualizar alertas.
- Cadastrar e gerenciar usuários(as), ou seja, a equipe que atuará em cada função estabelecida.
- Visualizar o painel com informações consolidadas, que lhe permite acompanhar a evolução da Busca Ativa Escolar no município por meio de gráficos e mapas.
O(a) Coordenador(a) Operacional na Plataforma
Conheça as principais atribuições do(a) coordenador(a) operacional no vídeo a seguir:
Em resumo, o(a) coordenador(a) operacional deve:
- Confirmar seu cadastro; cadastrar supervisores(as) institucionais, técnicos(as) verificadores(as) e agentes comunitários(as).
- Configurar a plataforma, de acordo com as decisões tomadas de forma conjunta com o Comitê Gestor.
- Importar a planilha de estudantes “não localizados(as)” do Educacenso e/ou planilhas próprias do município e gerenciar os registros residenciais deles(as).
- Produzir e visualizar os alertas criados e pendentes, acompanhando sua evolução e produzindo relatórios a partir de dados gerados pelo município.
- Cadastrar e gerenciar usuários(as), ou seja, a equipe que atuará em cada função estabelecida.
- Visualizar o painel com informações consolidadas, que lhe permite acompanhar a evolução da Busca Ativa Escolar no município por meio de gráficos e mapas.
O(a) Supervisor(a) Institucional na Plataforma
Conheça as principais atribuições do(a) supervisor(a) institucional no vídeo a seguir:
Em resumo, o(a) supervisor(a) institucional deve:
- Cadastrar novos(as) usuários(as) ligados(as) à sua pasta, ou seja, agentes comunitários(as) e técnicos(as) verificadores(as).
- Configurar a plataforma, junto com o(a) coordenador(a) operacional, de acordo com as definições registradas no Plano de Ação.
- Importar a planilha de estudantes “não localizados(as)” do Educacenso e/ou planilhas próprias do município e gerenciar os registros residenciais deles(as).
- Visualizar o painel com informações consolidadas, que lhe permite acompanhar a evolução da Busca Ativa Escolar no município por meio de gráficos e mapas.
O(a) Técnico(a) Verificador(a) na Plataforma
Conheça as principais atribuições do(a) técnico(a) verificador(a) no vídeo a seguir:
Em resumo, o(a) técnico(a) verificador(a) deve:
- Confirmar seus dados de cadastro.
- Verificar os casos que lhe são atribuídos, realizando a pesquisa e a análise técnica sobre cada um deles.
- Submeter a análise técnica ao(à) supervisor(a) institucional para que a gestão do caso seja iniciada.
O(a) Agente Comunitário(a) na Plataforma
Conheça as principais atribuições do(a) agente comunitário(a) no vídeo a seguir:
Em resumo, o(a) agente comunitário(a) deve:
- Produzir alertas assim que identificar crianças e adolescentes fora da escola.
Saiba mais
No curso Busca Ativa Escolar Na Prática, os profissionais da estratégia encontram um passo a passo detalhado de como navegar na plataforma para realizar suas funções. Clique aqui e acesse.