Funcionamento da plataforma e Gestão da Informação

Este módulo contempla os seguintes perfis:

A Plataforma da Busca Ativa Escolar é um grande banco de dados que permite armazenar todas as informações geradas e a organizar o fluxo das ações da estratégia, garantindo agilidade e melhorando a comunicação entre órgãos e profissionais que a utilizam.

A plataforma oferece a estados e municípios a possibilidade de obter uma visão mais ampla do processo a ser percorrido e das conquistas alcançadas. Veja mais.

Por meio da plataforma, é possível:

Relação entre fluxo e plataforma

A plataforma é utilizada na Busca Ativa Escolar desde o início do processo. O(a) secretário(a) estadual da educação faz a adesão e cadastra o(a) gestor(a) estadual e o(a) coordenador(a) estadual da estratégia. Depois, esse(a) coordenador(a) estadual cadastra os(as) supervisores(as) estaduais das diretorias, coordenadorias ou regionais de ensino.

As ações da Busca Ativa Escolar se iniciam sempre no município, com a mobilização do grupo de campo, formado por agentes comunitários(as) e técnicos(as) verificadores(as). Eles(as) fazem efetivamente a busca ativa no território e investigam as reais causas da exclusão escolar de crianças e adolescentes, produzindo uma análise técnica a respeito de cada caso encontrado.

De todos os casos identificados, são encaminhados para o sistema estadual de ensino aqueles para os quais se faz necessária a (re)matrícula em escolas estaduais.

Nessa situação, os casos são encaminhados:

• Para o(a) coordenador(a) estadual, que os distribuirá para os(as) supervisores(as) estaduais das diretorias/coordenadorias/regionais de ensino – no caso da gestão centralizada.
  • Ou diretamente a esses(as) supervisores(as) estaduais – no caso da gestão descentralizada.

Para que essa ferramenta tecnológica funcione de forma efetiva, ela deve ser configurada, alimentada e monitorada pelos(as) profissionais da estratégia – e, nesse processo, cada um(a) desempenha papéis específicos muito importantes.

Isso porque o acesso às informações da plataforma não é indiscriminado. Cada um dos perfis da equipe da Busca Ativa Escolar no estado tem permissões correspondentes às atividades e responsabilidades que cabem à sua função.

Da mesma forma, as informações sobre os casos serão visualizadas somente pelos(as) profissionais responsáveis por eles, o que garante a confidencialidade dos dados inseridos e a proteção integral das crianças e adolescentes.

Os profissionais estaduais e a plataforma

Nesta página, vamos conhecer brevemente as responsabilidades dos(as) profissionais da Busca Ativa Escolar em relação ao uso da Plataforma. Para saber aspectos gerais sobre as características e atribuições de cada um(a), você pode acessar o tema Perfis, plano de ação e formação, ou encontrar informações no resumo dos perfis profissionais da estratégia.

O(a) gestor(a) estadual deve acompanhar os dados gerados, extraindo relatórios analíticos para avaliar a implementação e a situação do estado, podendo, assim, tomar decisões baseadas em evidências e discuti-las com o Comitê Gestor Estadual.

O(a) coordenador(a) estadual precisa gerenciar as informações e monitorar o uso da plataforma, avaliando o trabalho da sua equipe e o status dos municípios, dialogando com estes quando estiverem inativos (mais de 30 dias sem a utilizar) ou quando não demandarem vagas para atendimento na rede estadual. Cabe a ele(a) ainda, assim como ao(à) gestor(a) estadual, visualizar e extrair relatórios analíticos, em âmbito estadual, e debatê-los nos encontros do Comitê Gestor Estadual.

O(a) supervisor(a) estadual assume a responsabilidade pelos casos que lhe são atribuídos, registra a (re)matrícula na escola estadual definida e monitora as etapas de observação que compõem o período de acompanhamento da criança ou adolescente.

Gestão da informação

A Gestão da Informação na Busca Ativa Escolar começa quando o estado e os municípios fazem a adesão à estratégia e, para iniciar a sua implementação, compõem o diagnóstico sobre a situação de exclusão escolar apresentada naquele momento, com base nos dados oficiais. O mapeamento inicial permite:

• Avaliar as possibilidades de parcerias para enfrentar questões gerais do estado e questões específicas de algumas regiões.
  • Definir onde concentrar os esforços da secretaria de educação.
  • Saber quantos municípios aderiram à estratégia, quais estão ativos e inativos, e quais os principais aprendizados e desafios encontrados por cada um.

Para fazer o levantamento, é importante utilizar fontes oficiais, seja elas primárias ou secundárias. Acesse o card e conheça quais são essas fontes.

Gestão da informação na plataforma

A alimentação da plataforma pela equipe estadual permite acompanhar as ações em todo o estado, assim como cada um dos casos de crianças e adolescentes encaminhados, pelos municípios, para (re)matrícula no sistema estadual de ensino. Isso permite a tomada de decisões de forma ágil, o que tem como consequência uma (re)matrícula mais rápida e qualificada.

É por esta razão que a plataforma foi criada junto com a metodologia social da Busca Ativa Escolar, propiciando um gerenciamento que permite ter tanto a visão geral da situação da exclusão escolar no estado, como a visão detalhada de cada caso.

Assista ao vídeo para entender melhor e conhecer a percepção de profissionais que atuam na estratégia:

Saiba mais

No curso Busca Ativa Escolar Na Prática, os profissionais da estratégia encontram um passo a passo detalhado de como navegar na plataforma para realizar suas funções. Clique aqui e acesse.