Formação de equipe e Plano de Ação

Este módulo contempla os seguintes perfis:

A equipe da Busca Ativa Escolar se organiza em dois grupos: o Comitê Gestor, composto por gestor(a) político(a), coordenador(a) operacional e supervisor(a) institucional; e o Grupo de Campo, formado por técnicos(as) verificadores(as) e agentes comunitários(as).

O enfrentamento da exclusão escolar requer que os dois grupos estejam comprometidos com a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, e tenham pleno entendimento dos perfis e funções de cada profissional envolvido.

Funções de cada grupo

Comitê Gestor

Gerir todos os casos de crianças e adolescentes fora da escola, providenciando os encaminhamentos para os serviços públicos adequados. É responsável também pela (re)matrícula e pelo acompanhamento, durante um ano, do(a) estudante dentro da escola.
Grupo de Campo

Identificar crianças e adolescentes fora da escola nos territórios onde vivem e visitar as famílias para entender as causas da exclusão escolar.

Assista ao vídeo para conhecer melhor as funções dos grupos e os papéis de cada um deles na estratégia:

Plano de Ação

Uma vez definida a composição do Comitê Gestor, este deverá elaborar o Plano de Ação que estabelecerá as diretrizes para a implementação da Busca Ativa Escolar. Essa ação é liderada pelo(a) coordenador(a) operacional e poderá contar, eventualmente, com a colaboração do Grupo de Campo.

Clique nas abas e confira alguns itens fundamentais que o Plano de Ação deve conter:

Saiba mais

Conheça abaixo um modelo de Plano de Ação para a implementação da Busca Ativa Escolar no município. Clique na imagem para acessar: