Passagem/RN: Busca Ativa Escolar reúne familiares para discutir o enfrentamento à evasão escolar

As reuniões ocorreram de 20 a 22 de agosto de 2025 nas escolas da rede municipal
A Prefeitura de Passagem/RN, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou de 20 a 22 de agosto de 2025 palestras nas escolas da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa faz parte das ações do programa Busca Ativa Escolar no município e teve o objetivo de conversar com os familiares sobre a importância de manter as crianças e adolescentes na escola, além de apresentar o funcionamento do programa.
“Estamos realizando essas orientações de três em três meses. Já fizemos ações de conscientização com os alunos, a comunidade e agora com os pais. Participou desses encontros eu, que sou coordenadora operacional da estratégia em Passagem, e a equipe do Conselho Tutelar”, detalha Camila Ferreira.
As palestras serviram para conscientizar as famílias sobre o papel de cada um no enfrentamento da evasão escolar, reforçando que a educação é um direito de todos e uma responsabilidade compartilhada entre escola, família e comunidade.
“Reforçamos, especialmente, o caráter informativo e preventivo da BAE, orientando as famílias sobre a importância de acompanhar as crianças e adolescentes na escola”, comenta a coordenadora operacional da BAE no município. “Com essa ação, o município de Passagem reafirma seu compromisso com uma educação inclusiva e de qualidade, trabalhando para que nenhuma criança ou adolescente fique fora da escola”, conclui.
Segundo os dados registrados na plataforma da Busca Ativa Escolar, Passagem aderiu à estratégia em 2018 e, desde então, a equipe da BAE (re)matriculou 23 crianças e adolescentes que estavam fora da escola e acompanhou 36 casos de risco de abandono escolar. A maioria dos casos acompanhados eram de crianças entre 6 e 10 anos (30,55%). Mais de 80% dos alertas se tratavam de meninos e meninas com infrequência, reportada pela gestão escolar ou pela rede de ensino.
Com informações e imagens da SME.