Equipe da Busca Ativa Escolar divulga estratégia no Ceará e Rondônia

Os membros da gestão nacional da estratégia tiraram dúvidas de gestores municipais e articularam ações de fortalecimento da metodologia
A equipe nacional da Busca Ativa Escolar (BAE) participou, na primeira quinzena de março, de dois fóruns realizados pelas seccionais do Ceará e de Rondônia da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O objetivo foi estabelecer diálogo com os novos dirigentes municipais de educação e técnicos das secretarias sobre a estratégia.
Vilmar Klemann (na foto em destaque), assessor de projetos da Undime Nacional e membro da Coordenação Nacional da BAE, esteve no Fórum Ordinário 2025 da Undime RO, realizado nos dias 11 e 12 de março, em Ariquemes (RO). Já Nilson Silva, oficial de educação do UNICEF no Ceará, acompanhou o 20º Fórum Estadual, realizado nos dias 10, 11 e 12 de março, em Fortaleza (CE).
Em Ariquemes, cerca de 200 quilômetros da capital Porto Velho (RO), 220 participantes de 45 municípios do estado assistiram, entre outras atividades, à palestra ministrada por Klemann. Na ocasião, falou sobre os desafios e pontos de atenção na implementação, já que em RO todos os 52 municípios já fizeram a readesão à estratégia. Os presentes ainda puderam fazer questionamentos, enriquecendo as trocas estabelecidas.
A Busca Ativa Escolar segue o ciclo das gestões públicas, e por isso, sempre que há um novo pleito eleitoral é necessário que estados e municípios façam a readesão à estratégia. Iniciada no dia 1º de janeiro de 2025 e sem prazo limite para fazê-la, a readesão garante que a estratégia seja uma prioridade política e técnica das novas gestões municipais. Saiba mais aqui.
Ceará
O 20º Fórum Estadual da Undime CE reuniu 380 dirigentes e profissionais da Educação. Nilson Silva participou da mesa de abertura, no dia 10 de março. No dia 13, Silva e Rui Aguiar, chefe do escritório de Fortaleza do UNICEF Brasil, se reuniram com o presidente da seccional cearense, José Marques Aurélio de Souza, ocasião na qual trataram sobre ações conjuntas de promoção do Selo UNICEF e da readesão dos municípios à Busca Ativa Escolar e para o fortalecimento do regime de colaboração entre estado e municípios para a educação indígena e quilombola.
Além de representantes do UNICEF Brasil e da Undime CE, também participaram da reunião a presidente da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará (APDMCE), Liziane Medeiros, e a coordenadora do Selo UNICEF na APDMCE, Amélia Prudente. A organização é parceira implementadora do Selo UNICEF.
Rui Aguiar (esq.), Nilson Silva, Liziane Medeiros, | O 20º Fórum Estadual da Undime CE reuniu 380 dirigentes e profissionais da Educação |
Com informações da Undime Nacional e fotos da Undime CE e da Undime RO.