Volta às aulas: equipes municipais da BAE trabalham para aumentar o número de crianças e adolescentes na escola

Por Comunicação

05.02.2026 | Atualizado: 05.02.2026
Volta às aulas: equipes municipais da BAE trabalham para aumentar o número de crianças e adolescentes na escola

Conheça as ações dos municípios de Barbalha/CE, Igarapé-Açu/PA e Primavera do Leste/MT para orientar familiares sobre a matrícula de meninos e meninas; na foto, equipe municipal de Primavera do Leste com o banner da campanha de volta às aulas


Com o início do novo ano letivo, as Secretarias Municipais de Educação em todo o país estão unindo forças para garantir um direito fundamental: a presença de cada criança e adolescente na sala de aula. Muitas equipes intersetoriais da Busca Ativa Escolar (BAE) estão nas ruas, ouvindo famílias e removendo barreiras que impedem o acesso à educação.

Em Primavera do Leste/MT, a coordenação municipal da BAE divulgou, nas redes sociais e em pontos-chave da cidade, a campanha “BAE na Volta às Aulas 2026”, criada para engajar a comunidade e a sociedade com relação à matrícula de crianças e adolescentes na rede de ensino. A ação presencial ocorreu no dia 23 de janeiro de 2026, coincidindo com o último dia para a entrega dos documentos necessários para matrícula.





Barbalha: mobilização total pela educação

O município de Barbalha/CE também está engajado com a volta às aulas. João Paulo da Silva Olegário, secretário Municipal de Educação, reforça que o preparo das escolas vai além da infraestrutura. Trata-se de um acolhimento humano. 

"Nenhuma criança, nenhum adolescente pode ficar fora da escola. Eis a importância do programa Busca Ativa Escolar", afirma o secretário.

A estratégia local envolve a identificação direta de estudantes que abandonaram os estudos ou nunca foram matriculados. Adriana Moura, gestora política da BAE, destaca que “o trabalho é feito em conjunto com a rede de proteção social e as famílias, garantindo que o suporte chegue a quem mais precisa”.

Igarapé-Açu: corrente de solidariedade

Em Igarapé-Açu/PA, a equipe da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) lançou um chamado emocionante para adolescentes e  jovens, nas redes sociais. Reconhecendo que dificuldades financeiras ou problemas pessoais muitas vezes afastam esses públicos da escola, buscou conscientizá-los  sobre a importância da educação e deixou o recado claro: a educação faz a diferença e abre as portas de um futuro melhor.

A equipe municipal da BAE em Igarapé-Açu também está nas ruas distribuindo panfletos e orientando sobre os prazos de matrícula, e conversando com os familiares de meninos e meninas fora da escola, para entender os motivos da evasão e buscar soluções personalizadas.


Fotos: Semed de Primavera do Leste