Rio Verde/GO: 3ª Corrida da Busca Ativa Escolar promove saúde e conscientização

Por Comunicação

02.12.2025 | Atualizado: 02.12.2025
Rio Verde/GO: 3ª Corrida da Busca Ativa Escolar promove saúde e conscientização

Mais de mil pessoas participaram do evento no último domingo, dia 30 de novembro de 2025; a largada/chegada foi no Paço Municipal

Por que não usar a paixão pela corrida para sensibilizar a sociedade sobre um tema importante, a importância da educação escolar para a formação de crianças e adolescentes? Foi o que fez a Secretária Municipal de Educação (SME) de Rio Verde/GO, com o apoio da prefeitura, que realizou no último domingo, dia 30 de novembro de 2025, às 7hs, a 3ª Corrida da Busca Ativa Escolar Municipal. 

“A corrida foi escolhida [como estratégia de divulgação da Busca Ativa Escolar (BAE)] porque percebemos o aumento de pessoas nessa modalidade de esporte aqui em nossa cidade”, conta Isabel, coordenadora operacional municipal da BAE em Rio Verde. “A divulgação da Busca Ativa Escolar é maior a cada ano”, acrescenta.

Mais de mil pessoas, entre elas crianças, adolescentes e adultos, correram 800 metros (crianças) e 5 quilômetros (adultos). Muitos alunos e alunas e seus familiares participaram da ação, que também contou com a presença de atletas profissionais. A largada/chegada foi no Paço Municipal, sede da prefeitura e de várias secretarias.  

Segundo os organizadores do evento, a já tradicional corrida no município goiano promove esporte, saúde, conscientização e mobilização social em defesa do direito à educação e a permanência na escola. A mensagem é clara: lugar de criança e adolescente é na escola. Fora da escola não pode!

“[A corrida] tem um significado muito importante para o nosso município e para toda a nossa nação, porque através dessa corrida estamos mostrando para a sociedade de Rio Verde que aluno não pode ficar fora da escola”, afirma o Dirigente Municipal de Educação (DME) de Rio Verde, Miguel Rodrigues Ribeiro. “A pergunta principal [que cada cidadão sempre deve fazer] é: ‘onde o seu filho está estudando?’. E se não estiver estudando, converse com este pai, converse com a gente na Secretaria [de Educação] para conversarmos com esta família. Vaga na escola tem, e é só na escola que ele [criança ou adolescente] pode ter um futuro diferente, pode ter um lugar na sociedade”, orienta o DME.

O município de Rio Verde/GO aderiu à estratégia Busca Ativa Escolar há sete anos, para identificar crianças e adolescentes de 4 a 17 anos que ainda não estão matriculados ou que deixaram de frequentar a escola.







Fotos: SME de Rio Verde/GO