Reunião discute estratégias para implementação da Busca Ativa Escolar na rede de ensino de Recife

Por Asserte

06.05.2023
Reunião discute estratégias para implementação da Busca Ativa Escolar na rede de ensino de Recife

As estratégias para implementação da Busca Ativa Escolar (BAE) na rede de ensino do Recife foram discutidas, no dia 27 de abril, em uma reunião com o secretário municipal de Educação, Fred Amâncio, e as equipes do UNICEF, Itaú Social e Asserte, parceira implementadora da iniciativa em Pernambuco. O encontro definiu os próximos passos para identificar, especialmente, as crianças e adolescentes que estão em risco de abandono escolar. A ação faz parte das atividades de implementação da estratégia em Recife, através da parceria UNICEF, Undime e Itaú Social.

De acordo com o secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio, estruturar a busca ativa escolar no Recife, em toda a rede municipal, é um compromisso programático de sua gestão, mas segundo ele é necessário envolver os gestores escolares e os professores no processo de identificação de estudantes que correm risco de abandonar a sala de aula, além de implantar um sistema de monitoramento de indicadores escolares para acompanhar e prever estas situações.

“Precisamos oferecer aos gestores e professores, um material estruturado com o fluxo, o passo a passo, sobre o que é abandono, o que é evasão. Tudo de forma simples e direta. Esse material, com orientações, sugestões e diretrizes, vai ajudar os profissionais que estão dentro da escola a compreenderem a importância da estratégia da BAE”, ressaltou o secretário. 

A oficial de educação do UNICEF Brasil e coordenadora Nacional da Busca Ativa Escolar no UNICEF, Daniella Rocha, destacou que a estratégia está preparada para atender a necessidade do Recife. “A BAE está em 3.490 municípios e em cada um deles é diferente. Temos modelos para atender capitais e metrópoles da melhor maneira possível. Precisamos organizar e envolver a rede, tendo a escola como centro, analisar os preditores, para implementarmos a BAE que faz sentido para o Recife”, destacou. 

Para o coordenador de Ensino Fundamental do Itaú Social, Renato Brizzi, compreender o que a Secretaria Municipal de Educação do Recife pretende executar ao longo do ano é fundamental para que o apoio do Itaú Social possa ser aportado de maneira assertiva. “Entendemos que planejar, replanejar, aprimorando o que funciona e o que não funciona é muito importante para alinharmos a demanda do ano. Queremos seguir este dialogo para atender às necessidades do Recife nesta parceria”, disse.

Intersetorialidade

A especialista em Educação do UNICEF, Verônica Bezerra, destacou durante a reunião a importância da conjunção dos serviços do Recife para o enfrentamento das causas de abandono escolar. “Como transformar a central de busca ativa, que identifica a causa de quem está fora da escola, em uma central de atendimento ágil que coloque as crianças e adolescentes em risco de abandono como prioridade? A gente sabe que o enfrentamento das causas que levam ao abandono estão para além da educação”, disse.

O consultor de Monitoramento e Avaliação da Asserte, Mirley Jonnes Pequeno, também enfatizou a necessidade de integrar o trabalho com as demais secretarias municipais. “O gestor escolar está ciente que muitos dos motivos que levam ao abandono estão fora da escola. A Busca Ativa Escolar tira esse fardo enxergado muitas vezes como exclusivo da educação, ao integrar outros atores importantes do arco de proteção integral de crianças e adolescentes, como a saúde e a assistência social, contribuindo assim para uma permanência e progressão escolar com dignidade e cidadania”, destacou.

O encontro também contou com a presença da oficial de mobilização de recursos e parcerias do UNICEF Brasil, Renata Novaes de Alvarenga, da consultora de Educação do UNICEF, Socorro Araújo, da especialista em Educação da Asserte, Isadora Brasil, do secretário Executivo em Gestão de Rede do município e gestor político da Busca Ativa Escolar no Recife, Ednaldo  Moura, e do gerente geral da Gestão de Rede e interlocutor técnico da BAE no Recife, Gleidson Santiago.

Encaminhamentos – Ficou acordado entre a Secretaria de Educação, UNICEF, Itaú Social e Asserte, a realização de reuniões de alinhamento com a alta gestão, a cada bimestre, para deliberar sobre encaminhamentos necessários e monitorar o progresso da implementação. A primeira reunião será na primeira semana de junho para validação dos fluxos e plano de ação, produtos que serão apresentados no mesmo mês ao colegiado de gestão da educação do município.

Já está agendado também para o dia 12 de maio um encontro de planejamento estratégico com a equipe BAE Recife para apreciação e aprimoramento da minuta do plano de ação e fluxo da estratégia, bem como a definição dos preditores do abandono escolar na rede. A reunião será liderada pelo Secretário Executivo de Redes da Secretaria Municipal do Recife, Ednaldo Moura, e contará com a presença do secretário executivo de Planejamento, Severino Andrade, além da coordenadora nacional da Busca Ativa Escolar, especialistas de educação do UNICEF no Semiárido, representantes do Itaú Social e especialistas da Asserte.

 

* Fonte: Asserte
* Foto: Ascom Asserte