Painéis da Exclusão Escolar: nova ferramenta da Busca Ativa Escolar conquista dirigentes municipais de Educação no 20º Fórum da Undime

Novidade veio para facilitar e agilizar o trabalho das equipes da estratégia, concentrado dados sobre a exclusão escolar nacional, estadual e municipal
O UNICEF e a Undime lançaram oficialmente, na tarde do dia 28 de julho de 2025, os Painéis da Exclusão Escolar, onde é possível consultar os dados sobre exclusão escolar no Brasil, Estados e municípios, o perfil das crianças e adolescentes fora da escola e as informações sobre a Busca Ativa Escolar (BAE) em cada localidade. As equipes da estratégia podem conferir as quantidades de meninas e de meninos (re)matriculados e as causas que levaram à exclusão. Os dados dos painéis são baseados no Censo Demográfico 2022, do IBGE.
O lançamento foi realizado para uma plateia de quase 3 mil dirigentes e profissionais de educação no segundo dia do 20º Fórum Nacional da Undime, que ocorre até o dia 30 de julho em Salvador/BA. O debate contou com a participação de Mônica Pinto (foto destaque), chefe de Educação do UNICEF Brasil, que destacou que a exclusão escolar é um problema multifatorial e que exige a atuação conjunta de diferentes áreas do poder público para transformar a realidade de meninos e meninas.
“A exclusão e o abandono escolar são fenômenos multidimensionais, e a Educação sozinha não é capaz de solucionar esse desafio. É um dever de toda a sociedade”, comentou a chefe de Educação do UNICEF, apontando ainda o perfil das crianças e adolescentes em situação de exclusão escolar: a maioria negros e pardos, do sexo masculino, morador de áreas periféricas e rurais e provenientes de famílias de alta vulnerabilidade socioeconômica.
Acesse agora os Painéis da Exclusão Escolar
Telão
As equipes da BAE presentes no 20º Fórum podem conferir os dados dos Painéis da Exclusão Escolar num telão montado no stand do UNICEF, e ainda receber orientações de como melhor utilizar as informações para aperfeiçoar as ações da estratégia localmente. O dirigente municipal de Educação de Potim (SP), José Francisco Romain, conferiu a novidade e recebeu dicas importantes para o seu municípios.
“Essa ferramenta pode auxiliar muito no dia a dia da escola, sem falar na importância de conhecermos os dados atualizados e saber quais providências precisam ser tomadas”, afirmou o secretário municipal de Educação de Potim.
Irene Moura, dirigente municipal de Educação de Macaparana (PE), também conferiu os dados de seu município nos Painéis da Exclusão Escolar e falou de que forma vai usar a ferramenta para determinar as próximas ações da pasta.
“Esse painel é excelente, com dados estratégicos. Eu vou usar dados daqui para informar o TCE [Tribunal de Contas Estadual]: matrículas que ainda não aconteceram na educação infantil. É como se fossem crianças invisíveis dentro do município que a gente não conseguiu detectar, e por esse painel aqui eu já vou levar a resposta de quantas matrículas eu vou ter que ofertar. Isso para mim foi fundamental”, disse a dirigente municipal.
|
|