Municípios que implementam a Busca Ativa Escolar reduziram taxas de abandono e evasão escolar
A Busca Ativa Escolar contribuiu para evitar o abandono escolar de 62 mil estudantes do Ensino Fundamental, entre 2017 e 2019. Estas e outras informações estão disponíveis na publicação “Avaliação Formativa da Busca Ativa Escolar no período 2017-2023”, que apresenta resultados, potencialidades, desafios, boas práticas e recomendações para aprimorar a estratégia. O documento pode ser acessado no site da estratégia.
De acordo com a pesquisa, que leva em consideração os dados da plataforma da Busca Ativa Escolar e do Censo Escolar, os municípios que implementaram a estratégia conseguiram reduzir as taxas de abandono e evasão entre 12% a 16,7% nos anos iniciais do Ensino Fundamental e entre 3,7% a 10,9% nos finais desta etapa de ensino.
Ainda segundo o documento, o maior impacto se deu entre os municípios que aderiram há mais tempo à estratégia, os que possuem menores PIB per capita e aqueles com menor número de habitantes.
Sobre a avaliação
O processo de avaliação da Busca Ativa Escolar foi conduzido com uma metodologia que contemplou abordagens qualitativas e quantitativas, aliadas à análise documental da
estratégia e foi dividida em quatro etapas: Entendimento da estratégia; Avaliação de impacto; Avaliação qualitativa da implementação; e Avaliação quantitativa de implementação.
Para isso, foram levantados dados por meio de um questionário estruturado aplicado a 797 municípios participantes da Busca Ativa Escolar no ciclo atual (2021-2024).
Acesse a íntegra do documento em https://drive.google.com/file/d/1CG_TmuXjYjVh96QLCUmFtcbIhJDWw_yM/view