Educação do Tocantins promove encontro técnico sobre Busca Ativa Escolar e vacinação das crianças

Por Governo do Tocantins

08.11.2023 | Atualizado: 14.11.2023
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) reuniu representantes de quase 100 municípios e de várias entidades e instituições ligadas à promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes para elaborar estratégias para a Busca Ativa Escolar (BAE) e Busca Ativa Vacinal (BAV). O Encontro Técnico e Oficinas Temáticas das Estratégias do Busca Ativa Escolar e Busca Ativa Vacinal foi realizado em Palmas, nesta terça-feira, 7, e contou com a presença de representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação no Tocantins (Undime-TO)

Esse trabalho de Busca Ativa procura identificar crianças e adolescentes que estão fora da escola, com dificuldades de frequentar uma instituição de ensino ou em risco de evasão e que estão sem o ciclo de vacinas completo. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) auxilia os municípios com a disponibilidade de uma ferramenta tecnológica, gratuita, que possibilita a formação de um banco de dados com informações importantes para o processo de acompanhamento. Depois da identificação, os estudantes são direcionados para que tenham acesso ao atendimento nos diversos serviços públicos.

A Busca Ativa Vacinal é uma estratégia do Unicef, que auxilia os municípios a alcançarem as metas de imunização infantil. Por meio do trabalho coletivo, identificam-se as crianças menores de 5 anos com atraso vacinal ou que ainda não foram vacinadas e as encaminha para os serviços de saúde.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, destacou a importância do evento. “Levem essa mensagem para os prefeitos, secretários municipais de Educação, Saúde, de Administração e de Assistência Social. O Estado está articulado para auxiliar os municípios a cumprirem as metas pactuadas. Nós queremos reconhecer as boas práticas realizadas pelos municípios que já cumpriram seus pactos”, frisou.

Um dos pactos que os municípios estabeleceram com o Ministério da Educação foi o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Fábio Vaz ressaltou que a Seduc realizará, no período de 20 de novembro a 8 de dezembro, a avaliação de aprendizagens dos estudantes matriculados nos 2º e 5º anos do ensino fundamental. “Queremos dar uma resposta positiva para os municípios, para que tenham conhecimento sobre que caminhos devem percorrer para melhorar a qualidade da educação tocantinense”, ressaltou.

Fábio Vaz é articulador, no Estado do Tocantins, do Selo Unicef, que reconhece, a cada ciclo de quatro anos, os municípios que mais avançaram na qualidade da educação, tendo como foco os indicadores sociais. Ele também destacou a importância do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que fornece indicadores de como a educação está avançando no país.

O secretário Municipal de Educação de Guaraí, Sebastião Mendes, realiza um trabalho de referência em seu município para garantir que todas as crianças estejam na escola. “Já desenvolvemos esse trabalho coletivo de verificar os estudantes que estão fora da escola ou que estejam com muitas faltas e, ao mesmo tempo, observar a situação do cartão de vacinas. O nosso trabalho está tendo bons resultados. E vamos implantar a declaração de vacinas que os pais podem apresentar na escola, como um comprovante que os filhos estão sendo assistidos pelas políticas públicas de saúde”, explicou.

Gerson da Costa Filho, médico de família e sanitarista, atualmente oficial de Saúde do Unicef em Brasília, frisou a importância do encontro. “Essa parceria vem ajudando os municípios no exercício das ações para alcançar, principalmente, as crianças mais vulneráveis, as que mais precisam ter acesso às políticas públicas para estarem nesse Sistema de Proteção”, afirmou.

Huratumá Javaé, coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena no Tocantins (DSEI), falou que as comunidades indígenas estão promovendo ações para que todas as crianças e adolescentes estejam na escola e que também participem das campanhas de vacinas.

A Assistente Social e Articuladora do Selo Unicef no município de Muricilândia, Jaqueline Bueno, gostou muito do evento. Ela aproveitou para atualizar suas redes sociais sobre as novidades do encontro. “Nós alcançamos as metas do Selo Unicef, estamos sendo referência. Estamos trabalhando com três secretarias visando promover as políticas públicas para todas as crianças e adolescentes do nosso município”, frisou.

Parceiros

Para realizar esse trabalho no Estado, a Seduc conta com uma rede de parceiros: Secretaria da Saúde, Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, Secretaria da Saúde, Secretaria da Cidadania e Justiça, Secretaria da Mulher, Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais, Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Cedca), Tribunal de Contas, Ministério Público Estadual, Instituto Peabiru e representação do Ministério da Saúde, entre outros.

Edição: Nubia Daiana Mota/Governo do Tocantins

Joselia de Lima/Governo do Tocantins