Curso a distância aborda a relação da Busca Ativa Escolar com a rede de proteção

A formação “Busca Ativa Escolar e a Rede de Proteção” é oferecida gratuitamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem do UNICEF Brasil
A estratégia da Busca Ativa Escolar (BAE) está intrinsecamente relacionada com a rede de proteção de crianças e adolescentes, o que é fundamental para garantir o direito à educação e assegurar o bem-estar integral de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de abandono escolar. Essa relação é o tema do curso EaD Busca Ativa Escolar e a Rede de Proteção, oferecido gratuitamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do UNICEF Brasil.
A formação é uma das mais procuradas pelas equipes estaduais e municipais da estratégia, pois aborda uma das premissas da BAE, o trabalho intersetorial, e destaca a importância da mobilização de diferentes atores para garantir o acesso e a permanência na escola de todas as crianças e adolescentes. Lançado em 2023, mais de 12,5 mil profissionais da estratégia dos estados e municípios já se inscreveram no curso. Só em junho de 2025, foram registradas cerca de 750 inscrições, sendo que 731 são de equipes do estado e de municípios de Minas Gerais.
“No último trimestre, o governo de Minas Gerais fez uma [grande] ação da Busca Ativa Escolar, e organizou mais de 16 capacitações pelas Salas de Aprendizagem. Realizou uma grande mobilização”, explica Taís Batista, gestora de Cursos EAD da BAE, destacando que a iniciativa influenciou o aumento das inscrições aos cursos a distância da estratégia no AVA.
Sobre o curso
A formação apresenta o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA); o Sistema Único de Assistência Social (Suas); o Sistema BPC na Escola; o Sistema Único de Saúde (SUS); a relação entre o Sistema de Justiça e a sociedade civil; o Sistema de Condicionalidades (Sicon); e o CadÚnico. Na área de educação, trata sobre o Sistema Presença.
A distância e com cadastro rápido e simples, a capacitação é crucial para quem precisa formar, instrumentalizar e contextualizar equipes, ou mesmo se manter atualizado(a), individualmente. Os conteúdos são dinâmicos com vídeos, infográficos e muitas histórias reais de equipes que articularam frentes de trabalho, a partir da rede de proteção, para garantir os direitos de crianças e adolescentes.
Para se inscrever e fazer o curso virtual e gratuito, clique aqui.
Com colaboração de Taís Barbosa.