Conheça o Guia Busca Ativa Escolar e o trabalho em rede

Por Busca Ativa Escolar

13.06.2023 | Atualizado: 13.06.2023
Conheça o Guia Busca Ativa Escolar e o trabalho em rede

As causas da evasão escolar são as mais diversas. Para garantir acesso e permanência de todas as crianças e de todos(as) os(as) adolescentes na escola é preciso movimentar uma série políticas públicas, atores sociais, órgãos e instituições de diversas áreas.

Esta articulação é fundamental para a implementação da Busca Ativa Escolar e é sobre esta atuação intersetorial que é voltado o estudo “Busca Ativa Escolar e o trabalho em rede”.

O guia aponta o papel de cada um(a) dos(as) profissionais e atores sociais da rede de garantia de direitos e de que forma cada um(a) deles(as) pode contribuir para assegurar o retorno, a permanência e a aprendizagem de meninas e meninos no Brasil, fortalecendo, assim, suas trajetórias escolares.

O tema é também um dos assuntos centrais do novo curso da Busca Ativa Escolar: “Rede de Proteção”. A trilha formativa é gratuita, totalmente online e fornece certificado. Para participar,  basta criar uma conta no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do UNICEF Brasil e se inscrever.

Tanto o curso quanto o estudo abordam, entre outros temas, como as diversas políticas podem se integrar às etapas da Busca Ativa Escolar,  que órgãos devem participar da estratégia, como a ação conjunta pode ser desenvolvida, incluindo orientações sobre o fluxo de atendimento, desde a criação do alerta, passando pela pesquisa e análise técnica, alerta e diagnóstico até a gestão dos casos.

Acesse a Publicação

Inscreva-se no Curso