Busca Ativa Escolar pelo Brasil: equipes da estratégias realizam ações de volta às aulas em vários municípios

Por Comunicação

13.08.2025 | Atualizado: 13.08.2025
Busca Ativa Escolar pelo Brasil: equipes da estratégias realizam ações de volta às aulas em vários municípios

Reunião com familiares, distribuição de premiações para quem se (re)matriculasse e entrevista em rádio são algumas das ações realizadas pelas equipes municipais da BAE em Murici (AL), Novo Oriente (CE), Palmares (PE) e Vitória do Jari (AP); na foto, equipe do evento "Busca Ativa Premiada", realizado na cidade alagoana

Em todo o país, as equipes municipais da Busca Ativa Escolar (BAE) iniciaram o mês de agosto de 2025 com várias ações de volta às aulas e de conscientização sobre a importância da educação para o futuro de crianças e adolescentes. De 4 a 8 de agosto, foram registradas campanhas do “Fora da Escola, Não Pode!” em Murici (AL), Novo Oriente (CE), Palmares (PE) e Vitória do Jari (AP). 

No dia 5 de agosto de 2025, membros da equipe municipal da BAE em Vitória do Jari estiveram na Rádio Vitória FM para falar sobre frequência escolar e as atividades de boas-vindas depois do recesso do meio do ano. Além disso, foram distribuídas camisetas com o slogan da estratégia estampado, realizadas panfletagens nas escolas e uma blitz educativa e fixados cartazes em pontos estratégicos da cidade, como postos de saúde.

Em Murici (AL), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou a “Busca Ativa Premiada” no Conjunto Pedro Tenório Raposo, que entre outras coisas, deu um cartão de R$ 100 mensais para cada pessoa que se matriculou na rede municipal de ensino, como forma de incentivar o acesso e a permanência na escola. Na oportunidade, foram feitas 41 pré-matrículas, a maioria para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino. 

Também foi feita a entrega de kits escolares e o sorteio de prêmios, como ventilador, liquidificador e fone de ouvido para aqueles que garantiram vaga na escola. A premiação serve como um estímulo adicional para que os estudantes reconheçam a importância de frequentar as aulas regularmente e se dediquem aos estudos. O evento também proporcionou um dia de lazer para as crianças do Conjunto, com atividades lúdicas como pintura facial, parquinho e animadores.



Equipe da BAE de Novo Oriente entrega panfleto para população


Crianças também são conscientizadas sobre a importância da frequência escolar


Mobilização na feira livre e reunião com responsáveis 

O Governo Municipal de Novo Oriente (CE), por meio da Secretaria de Educação e com o apoio da equipe da Busca Ativa Escolar, realizou no dia 03 de agosto uma mobilização na feira livre da cidade, com o tema “Fora da Escola, Não Pode!”. A ação reforçou o retorno às aulas e destacou a importância de manter as crianças e adolescentes na escola! 

“A evasão escolar ainda é uma realidade que precisamos enfrentar com responsabilidade, empatia e união. Muitas vezes, a ausência na escola está ligada a questões sociais, econômicas e familiares que exigem sensibilidade e ação integrada. Por isso, em parceria com o UNICEF e outras secretarias municipais, temos atuado de forma proativa na identificação, acolhimento e reintegração de crianças e adolescentes ao ambiente escolar”, destaca a Secretária Municipal de Educação Cristianne Coutinho, de Novo Oriente.

“As mobilizações realizadas durante todo o ano só são possíveis graças ao engajamento da equipe técnica da BAE, das escolas, dos profissionais da rede e, sobretudo, da comunidade. A responsabilidade de manter nossas crianças e adolescentes estudando é de todos nós”, conta a dirigente municipal de Educação cearense. “As ações da Busca Ativa Escolar no nosso município envolvem visitas domiciliares, mobilizações comunitárias, articulação com lideranças locais, e o acompanhamento contínuo de cada caso”, acrescenta. 

Já o município de Palmares (PE) apostou na realização de bate-papo com os familiares e responsáveis de crianças e adolescentes em situação de evasão escolar, para reforçar o compromisso intersetorial com a garantia do direito à educação e o enfrentamento da evasão escolar. No dia 29 de julho de 2025, foi realizado encontro na Escola Municipal Monsenhor Abílio Américo Galvão. A atividade foi articulada pela equipe municipal da BAE e reuniu representantes de diversos setores fundamentais para o enfrentamento da exclusão escolar, como o Conselho Tutelar e as secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde e os gestores administrativos e pedagógicos da escola.

Durante o encontro, foram discutidas as possíveis causas da evasão, o direito das crianças e adolescentes à educação, e as medidas que podem ser adotadas para garantir o retorno e a permanência dos estudantes na escola. As famílias tiveram a oportunidade de dialogar com os profissionais, esclarecer dúvidas e receber orientações sobre os encaminhamentos e apoios disponíveis.



Reunião com familiares em Palmares (PE)



Com informações e imagens das prefeituras e das equipes municipais da BAE.