Volta às aulas: equipes estaduais e municipais da BAE mobilizam população
Os profissionais da estratégia estão realizando eventos e visitas domiciliares para garantir que todas as crianças e adolescentes estejam matriculados em 2026; na foto, busca ativa realizada pela equipe do CETI Sigefredo Pacheco em Nossa Senhora dos Remédios/PI
As equipes estaduais e municipais da estratégia Busca Ativa Escolar (BAE) estão mobilizando a população sobre a volta às aulas e a importância da educação para as crianças e adolescentes. Em Joca Marques/PI, a equipe municipal da BAE realizará de 22 a 24 de janeiro de 2026, ações destinadas a identificar e matricular crianças e adolescentes que estão fora da escola. As equipes da Secretaria Municipal de Educação percorrerão bairros e comunidades, visitando residências e dialogando com famílias, para assegurar que todos os estudantes tenham oportunidade de retomar ou dar continuidade aos estudos.
A equipe municipal da estratégia em Cravolândia/BA realizou uma grande mobilização pelas ruas da cidade. O evento contou com a participação do prefeito, Celso Coelho da Silva, e de representantes de várias secretarias municipais, entre eles, o secretário de Educação, Marcius Diego Nascimento de Almeida.
“Faço um um pedido especial a todos os cravolandenses para que recebam muito bem os agentes da Busca Ativa Escolar, que estão se dedicando para trazer pessoas para a escola, a fim de que tenha cidadania e se libertar pelo conhecimento”, destacou Marcius Diego.
Mais ações em PI
Em Curralinhos/PI, a Secretaria Municipal de Educação (SME) deu início em 8 de janeiro à mobilização de volta às aulas. A programação prevê visita aos bairros e residências até o dia 23 de janeiro de 2026, para identificar, acompanhar e promover o retorno dos estudantes para o ambiente escolar, fortalecendo o vínculo entre escola, família e comunidade.
Ainda no Piauí, as escolas da 2ª Gerência Regional de Educação (GRE), sediada em Barras, no norte do estado, promoveram o Dia D de Matrículas, no dia 14 de janeiro de 2026. A 2ª GRE organizou postos de atendimento e ações itinerantes em 14 municípios, abrangendo 36 escolas da região.
As equipes também estão indo às ruas, praças e povoados para orientar a população e efetivar matrículas no próprio local. O objetivo é orientar pais e alunos sobre o uso da plataforma da Secretária Estadual de Educação (Seduc) e do aplicativo Gov.PI Cidadão para as matrículas dos estudantes.
Com informações do Governo do Piauí, da Prefeitura de Joca Marques e da equipe da BAE em Cravolândia.
Foto: Ascom Seduc/PI
