Vitória da Conquista resgatou mais de mil estudantes que estavam fora da escola este ano

Por Prefeitura de Vitória da Conquista

24.03.2023

Por meio da intensificação das ações da Busca Ativa Escolar, o município de Vitória da Conquista (BA) conseguiu rematricular 1200 estudantes dos 1710 que haviam evadido da rede municipal de educação, somente em 2023. Desde 2019, quando o município aderiu à estratégia, até o dia 31 de dezembro de 2022, havia um total de 5.858 casos de evasão e 3.131 rematrículas, graças à Busca Ativa Escolar.

Para estimular pais, colegas e a sociedade no objetivo de assegurar que crianças e adolescentes não deixem de frequentar a escola, a Prefeitura, por meio das secretarias envolvidas no projeto, realiza várias ações, como realizada no sábado (18), na Escola Municipal Professora Fidelcina Carvalho Santos, localizada na Urbis VI. As ações são intersetoriais, tendo à frente a Secretaria Municipal de Educação (Smed), com o apoio das secretarias municipais de Saúde (SMS), Desenvolvimento Social (Semdes), Desenvolvimento Econômico (SMDE) e Comunicação (Secom).

Ao mesmo tempo, já estão nas redes sociais da Prefeitura as peças de divulgação e orientação desenvolvidas pelo UNICEF e Undime, com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Até o fim do mês, a campanha estará nos rádios, TV e outdoor.

“A Smed possui ações diversas que vem sendo realizadas e deverão ser realizadas este ano, por meio da Busca Ativa Escolar, com a finalidade de mobilizar a comunidade escolar e os territórios para o enfrentamento da evasão fortalecendo assim os vínculos entre escola, família e comunidade”, pontuou o secretário de Educação, Edgard Larry. “Esse projeto é desenvolvido através de ações intersetoriais nos territórios com maior número de infrequência e evasão”, completou.

Desde que a plataforma foi adotada no município, foram realizadas capacitações com as equipes envolvidas nas ações, a exemplo do treinamento do Selo Unicef com equipes de Vitória da Conquista e outros municípios da região, no mês de agosto de 2022, e reuniões com os diretores e assistentes sociais para o repasse da estratégia e da importância do trabalho. Também em 2022, como parte das ações esteve o projeto “CadÚnico e CRAS com o Pé Na Escola”, realizado em escolas municipais.

Como Funciona

Na plataforma são lançados os alertas das situações de crianças e adolescentes que estão infrequentes ou em situação de evasão. A partir daí, a equipe da Busca Ativa Escolar da Smed analisa a situação e, caso seja confirmada, o alerta é aceito e passa a ser acompanhado pela BAE. Será realizado contato com a última unidade escolar que o(a) aluno(a) frequentou e uma visita domiciliar à família, para identificar os motivos da evasão.

Na sequência, a equipe irá estabelece as estratégias que serão necessárias junto a família para que essa criança/adolescente retorne para a escola. As ações são sempre articuladas com a rede de proteção, a partir do Comitê Gestor Intersetorial da Busca Ativa Escolar, para que o aluno seja rematriculado e permaneça na escola, progredindo no processo de aprendizagem.

Após a rematrícula, a equipe da Busca Ativa Escolar segue monitorando a situação do(a) aluno(a), pelo período de seis meses.

A BAE além de receber os casos encaminhados pelas unidades escolares, também está aberta para receber as situações de evasão informadas pela comunidade, por meio dos telefones (77)349-7797 e (77)3429-7798 (WhatsApp).

* Fonte: Prefeitura de Vitória da Conquista