Vitória da Conquista/BA: sancionada lei que institui o Dia D da Busca Ativa Escolar

O ‘Dia D’ será celebrado anualmente no dia 15 de março no município baiano
Foi publicada, na edição do dia 8 de outubro de 2025 do Diário Oficial de Vitória da Conquista/BA, a sanção da Lei 3043/2025, que institui o ‘Dia D da Busca Ativa Escolar’ no Calendário Oficial de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município. O ‘Dia D’ será celebrado anualmente em 15 de março, com o objetivo de mobilizar a sociedade em torno da garantia do direito à educação.
“Ver o Dia D da Busca Ativa Escolar instituído em lei é motivo de grande alegria. Essa conquista simboliza o esforço de muitos profissionais e reafirma o compromisso de Vitória da Conquista com cada criança e adolescente que tem o direito de estar na escola, aprendendo, se desenvolvendo e transformando sua trajetória de vida”, comemora Natilaane Santos, coordenadora operacional da estratégia no município baiano.
Por meio do Dia D, será possível sensibilizar a população e realizar ações intersetoriais e comunitárias, articulando escolas, Capelania Escolar, Centros de Referências de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), unidades de saúde, Conselhos Tutelares, igrejas, organizações sociais, lideranças comunitárias, conselhos municipais e demais entidades parceiras.
“É uma vitória da rede intersetorial, da comunidade e da educação pública. Destaco o empenho da nossa Secretaria Municipal de Educação e o apoio das Secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde nas ações conjuntas, que fazem a intersetorialidade acontecer de forma concreta em nosso município”, diz Natilaane Santos, coordenadora operacional da estratégia no município baiano.
Entre as ações já previstas para comemoração da data em 2026, destaque para caminhadas e blitzes educativas em bairros e praças públicas; mutirões de matrícula e escuta social em áreas de risco; oficinas, rodas de conversa e palestras sobre direito à educação, e campanhas em rádios, redes sociais e escolas municipais.
A Prefeitura de Vitória da Conquista implementou a estratégia em 2019, e desde então, a Secretaria Municipal de Educação foi responsável pela (re)matrícula de aproximadamente 6,6 mil alunos e alunas.
Com informações da prefeitura.