UNICEF lança o guia “Busca Ativa Escolar no Ensino Médio e os programas de transferência de renda”

O guia apoia as equipes estaduais da estratégia para que fortaleçam suas políticas de acesso, de permanência e de aprendizado na escola
O UNICEF lançou, no dia 31 de julho de 2025, o guia “Busca Ativa Escolar no Ensino Médio e os programas de transferência de renda”, que apresenta como a metodologia da Busca Ativa Escolar (BAE) pode ser alinhada aos programas federais e/ou estaduais de transferência de renda, em especial no ensino médio, haja vista que o grupo de 15 a 17 anos concentra o maior índice de exclusão: são 440 mil adolescentes fora da escola, justamente no momento em que deveriam estar concluindo a educação básica.
“É um material formativo que olha para essa conexão entre esses diferentes programas [de transferência de renda] e a Busca Ativa Escolar”, explicou Júlia Ribeiro, especialista de Educação do UNICEF Brasil e membro da coordenação nacional da BAE. “Quando a gente olha para os 993 mil que estão fora da escola, cerca de 400 mil estão entre os 20% mais pobres. Então, a gente sabe que o recorte de exclusão escolar e de pobreza infelizmente caminham lado a lado, reproduzindo muitas das desigualdades que estão presentes na nossa sociedade como um todo”, ressaltou.
O lançamento ocorreu no segundo dia do ‘Encontro dos Estados na Busca Ativa Escolar’, realizado em Salvador (BA), logo após o 20º Fórum Nacional da Undime. Participaram do evento coordenadores operacionais de 20 dos 21 estados adesos à estratégia, coordenadores institucionais das 26 seccionais da Undime, a equipe de Educação do UNICEF Brasil e membros da Undime Nacional.
O material foi elaborado com o subsídio das equipes dos estados, que concederam entrevistas para a redação da publicação no encontro dos coordenadores estaduais anterior, realizado em novembro de 2024, em Brasília (DF). “Esse material é de todos nós”, disse Júlia Ribeiro.
Baixe agora o guia Busca Ativa Escolar no Ensino Médio e os programas de transferência de renda!
Acesso, permanência e aprendizado escolar
O guia apoia as equipes estaduais da BAE para que fortaleçam suas políticas de acesso, de permanência e de aprendizado na escola, garantindo assim direitos integrais para crianças, adolescentes e jovens. A primeira parte do guia contextualiza como os fenômenos do abandono e da exclusão escolar atingem adolescentes e jovens, sobretudo, como os motivos relacionados ao trabalho desafiam a permanência na escola. Já segunda parte apresenta como a metodologia e a plataforma da estratégia podem ser alinhadas aos programas de transferência de renda; e traz ainda experiências de estados adesos à BAE e que já vem concretizando esse alinhamento com êxito.
“Trazemos um pouco do panorama dos desafios do Ensino Médio, com números e o perfil de quem abandona, para que o guia também seja um elemento mobilizador e formador. Também apresentamos reflexões, a partir de dados, sobre a relação do trabalho e escola no Ensino Médio; e um enfoque sobre o Programa Pé-de-Meia, que olha para a permanência do estudante na escola”, detalhou a especialista de Educação do UNICEF.
“A Busca Ativa Escolar contribui para fortalecer os programas de transferência de renda e e vice-versa. Então, a gente quer o alinhamento entre a BAE e esses programas, para conseguir endereçar os diferentes motivos [da exclusão escolar] e alcançar os nossos meninos e meninas”, concluiu Júlia Ribeiro.