UNICEF instala “Monumentos à Educação” em três capitais

Por UNICEF Brasil

09.09.2022
UNICEF instala “Monumentos à Educação” em três capitais

Colocadas em pontos centrais de São Paulo, Salvador e Belém, instalações buscam mobilizar sociedade para que cobre de candidatas e candidatos que priorizem a Educação

Faltando menos de um mês para as Eleições 2022, o UNICEF chama a atenção da sociedade para a urgência de priorizar a Educação na hora do voto. Para tanto, a organização instalou “Monumentos à Educação” em lugares centrais de três capitais brasileiras: São Paulo, Belém e Salvador. A proposta é alertar eleitoras e eleitores sobre a importância da Educação na garantia dos direitos de crianças e adolescentes no País.

Após dois anos de pandemia, o Brasil está diante de um desafio imenso: a retomada da Educação. Mais de um milhão de crianças e adolescentes estão fora da escola, e outros milhões voltaram para a escola com grandes defasagens de aprendizagem, em risco de evadir. A pandemia da covid-19 agravou as desigualdades, impactando a grande maioria dos estudantes, em especial quem vive em situação de vulnerabilidade. Por isso a urgência de políticas públicas efetivas voltadas à área.

“Os Monumentos são instalações em formato de sala de aula, com uma professora e estudantes, sentados com as carteiras em círculo, alegres e aprendendo. Eles representam todas e todos os 47 milhões de estudantes da Educação Pública Básica brasileira, matriculados em mais de 180 mil escolas em todo o Brasil”, explica Mônica Dias Pinto, chefe de Educação do UNICEF no Brasil.

Os Monumentos estão sendo instalados nesta sexta-feira, em três locais de grande circulação: Parque do Ibirapuera, em São Paulo; Praça da República, em Belém; e no Largo do Campo Grande, em Salvador. As cidades foram escolhidas por serem as capitais dos Estados mais populosos das três regiões em que UNICEF atua: Norte, Nordeste e Sudeste.

“Os Monumentos são a nossa maneira de homenagear a escola pública brasileira e chamar a atenção de eleitores e eleitoras para a importância de votar pela Educação. É um chamado público para que cada eleitor e eleitora cobre de suas e seus candidatos uma educação pública de qualidade”, complementa Mônica.

Veja as imagens abaixo:

Monumento à Educação na cidade de São Paulo