UNICEF e municípios do Marajó se reúnem para planejar ações de fortalecimento da Educação

Por UNICEF Brasil

15.03.2024 | Atualizado: 15.03.2024
UNICEF e municípios do Marajó se reúnem para planejar ações de fortalecimento da Educação
Durante o encontro foram debatidas estratégias para o alcance dos resultados de Educação do Selo UNICEF

Belém, 14 de março de 2024 - Nos dias 12 e 13 de março, em Belém, o UNICEF se reuniu com representantes dos municípios do Marajó para tratar de ações para o fortalecimento da educação na região. O encontro foi realizado em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará - GAEPE Marajó.

O objetivo do encontro foi dar apoio aos municípios do Marajó no alcance dos resultados de Educação do Selo UNICEF. Um dos pontos abordados durante a reunião foi a realização da semana D da Educação, que será realizada no mês de abril, com o propósito de chamar atenção para os temas relacionados às práticas de qualidade na Educação Infantil, enfrentamento da cultura de fracasso escolar e da evasão escolar, assim como o papel da Educação na proteção de crianças e adolescentes e prevenção das violências.

“Estamos, em parceria com o TCM PA, inserindo na rotina das equipes técnicas atuantes no Marajó o debate sobre os indicadores da Educação, desafios e os meios para a superação desses. Especialmente nesse momento, na reta final da edição do Selo UNICEF, o encontro motiva e direciona todos para o alcance dos resultados. O nosso esforço, em conjunto, é de reconhecer e valorizar todo o potencial de quem está nos territórios, enfrentando adversidades, mas segue engajado na defesa dos direitos de meninas e meninos”, diz Lorena Araújo, especialista em Educação e Proteção do UNICEF.

O evento foi facilitado pelo Instituto Peabiru e contou com a participação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Tribunal de Contas dos Municípios do Pará, Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAO-IJ) e a Secretaria do Estado de Educação do Pará (SEDUC).

Selo UNICEF

O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo UNICEF de forma espontânea, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente. O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial. A atual edição (2021-2024) conta com a participação de 2.023 municípios de 18 estados, onde vivem mais de 17 milhões de crianças e adolescentes.

Texto: UNICEF Brasil
Imagem: Instituto Peabiru/Isabela Simplicio