Undime/PE e Unicef realizam duas formações online para garantir mais alunos na escola

Por Comunicação

29.09.2025 | Atualizado: 29.09.2025
Undime/PE e Unicef realizam duas formações online para garantir mais alunos na escola

As oficinas são virtuais e a primeira ocorre de 29 de setembro de 2025 a 01 de outubro de 2025 e a segunda de 06 de outubro de 2025 a 08 de outubro de 2025

A União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (Undime/PE), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), promove duas edições das Salas de Aprendizagem da Busca Ativa Escolar, com o objetivo de capacitar, exclusivamente, os gestores e as equipes técnicas de Pernambuco na identificação e reintegração de crianças, jovens e adultos que estão fora da escola. A primeira ocorre de 29 de setembro de 2025 a 01 de outubro de 2025; e a segunda será realizada de 06 de outubro de 2025 a 08 de outubro de 2025. Os encontros ocorrem virtualmente, sempre a partir das 15hs.

A primeira formação é voltada para coordenadores operacionais e o tema é “Metodologia da Busca Ativa Escolar e Configuração da Plataforma”. Já o segundo encontro reunirá coordenadores operacionais e supervisores institucionais para tratar do tema “Como registrar alertas e casos: atribuindo responsáveis em cada etapa”. Em ambas as capacitações, nos dois primeiros dias ocorre oficinas formativas; e no terceiro dia, é realizado plantão tira-dúvidas.

Segundo a presidente da Undime/PE e dirigente municipal de Educação de Igarassu, Andreika Asseker, a iniciativa reforça o compromisso dos municípios com o direito à educação. “A Busca Ativa Escolar é uma ferramenta essencial para garantir que nenhuma criança ou jovem fique para trás. Essas formações representam um passo fundamental para apoiar os municípios na implementação da estratégia e, acima de tudo, para assegurar que o direito à educação seja realidade para todos e todas”, destacou.

Ao final da formação, os participantes terão direito a um certificado de 16hs. Para se inscrever, acesse aqui.


Com informações do Blog do Alberes Xavier.