Tribunal de Contas e Secretaria de Educação de Sergipe apontam caminhos para a Busca Ativa Escolar

Por Busca Ativa Escolar - com informações do TCE/SE e da Seduc SE

06.06.2023

Com o objetivo de fazer conhecer a realidade das ações de enfrentamento à evasão e ao abandono escolar por meio da implementação da estratégia Busca Ativa Escolar, o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), realizou o painel de referência “Fora da Escola, Não Pode!”. Realizado nesta segunda-feira, 05, no auditório da Escola de Contas, o evento discutiu dados de levantamento prévio elaborado pela Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços (Dceos).

Participaram do evento o secretário estadual de Educação de Sergipe, Zezinho Sobral; o secretário municipal de educação de Aracaju, Ricardo Abreu; o procurador do Ministério Público de Contas de Sergipe, João Augusto Bandeira de Mello; a corregedora geral do TCE SE, Maria Angélica Guimarães, diretores, coordenadores e técnicos do TCE; a oficial de educação do UNICEF, Daniella Rocha e 15 municípios.

Desses municípios, 13 chamaram a atenção na pesquisa porque acumulam os maiores desafios para implementar a Busca Ativa Escolar e 2 por terem avançando, com boas práticas inspiradoras.

Embora Sergipe seja um dos poucos estados do país que possui 100% de adesão à Busca Ativa Escolar, alguns municípios ainda vivenciam grandes desafios na implementação da estratégia, incluindo a alimentação da plataforma, que forneceu os dados apresentados no painel desta segunda feira.

A conselheira e corregedora geral do TCE/SE, Maria Angélica Guimarães, de quem partiu a iniciativa do encontro, explica que a ideia foi “reunir os atores responsáveis pela educação justamente para não deixarmos que essas crianças e adolescentes sigam fora da escola ou em risco de abandonar seus estudos”.

Já o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), João Augusto Bandeira de Mello, salientou que o primeiro passo para o desenvolvimento das crianças e adolescentes está na rotina escolar. “Neste ponto, nós precisamos desenvolver estratégias para atraí-los para a escola, e mantê-los lá. É a busca ativa e a retenção”, resumiu.

Ter o direito de estudar para ter outros direitos

Para Daniella Rocha, “implementar a Busca Ativa Escolar e enfrentar a exclusão escolar significa muito mais do que rematricular. Significa proteger e garantir direitos de crianças e adolescentes de maneira mais ampla e aprofundada, envolvendo toda a rede de proteção”.

Trabalho em rede

A coordenadora operacional da Busca Ativa Escolar em Sergipe, Rute Dias Rosendo, comemora o trabalho realizado, em que pese os desafios por parte de muitos municípios. “Nós estamos muito felizes em ter o apoio e o reconhecimento da rede de proteção da criança e do adolescente, do Governo e dos municípios de Sergipe. Nós trabalhamos em parceria com todos eles. Esse trabalho é contínu. E hoje nós estamos aqui com o apoio do Tribunal de Contas de Sergipe no acompanhamento do relatório”.

O secretário Zezinho Sobral também apontou para a necessidade de articular cada uma das redes municipais e estadual, mas também a interação entre elas. “É uma ação colaborativa entre estado e municípios que tem o objetivo de permitir ou de viabilizar o acesso de todas as crianças à escola”, destacou.

Neste sentido, Daniella ressalta que tanto o TCE/SE, quando a Seduc/SE “têm capacidade de aproximar e potencializar o arranjo colaborativo em torno de um grande pacto para enfrentarmos os complexos fenômenos da exclusão e do abandono escolar”.

Busca Ativa Escolar

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizada gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com o apoio do Conselho Estadual de Secretários de Estado da Educação (Consed) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

* Com informações do TCE e da Seduc/SE

Fotos: Cleverton Ribeiro (DICOM/TCE) e Maria Odília (Seduc/SE) e Ruth Rozendo (Seduc/SE)