Tocantins intensifica ações da Busca Ativa Escolar e fortalece cooperação entre estado e municípios para enfrentar a exclusão escolar

Por Busca Ativa Escolar

19.04.2024
Tocantins intensifica ações da Busca Ativa Escolar e fortalece cooperação entre estado e municípios para enfrentar a exclusão escolar

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) de Tocantins realizou, na última quarta-feira, 17, o Dia D  da Busca Ativa Escolar. O evento mobilizou as redes estadual e municipais e  contou com a colaboração dos gestores e dos profissionais da educação básica, nas escolas estaduais e municipais em todo o estado. 

A ação reuniu forças do Comitê Gestor Estadual da Busca Ativa Escolar - formado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), pelo Ministério Público Estadual (MPE) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

A coordenadora estadual da Busca Ativa Escola no Tocantins, Janeide Costa, ressaltou a importância da metodologia para garantir o direito à educação de meninos e meninas. “O objetivo do Dia D foi mobilizar a comunidade escolar e a comunidade local da importância da estratégia da Busca Ativa Escolar, prezando pelo fortalecimento do acordo de cooperação firmado entre o estado e os municípios que compõem o território”, disse. 

O secretário de Estado da Educação do Tocantins, Fábio Vaz, explica que “as ações previstas para o Dia D e todo o trabalho realizado ao longo do ano letivo envolvem estratégias que assegurem a permanência dos estudantes durante toda a jornada escolar. Para isso o Governo do Estado, por meio do Comitê Gestor atua apoiando as mais de 900 unidades escolares municipais do território tocantinense”.

Programação 

O evento contou com três dias de programação, entre os dias 15 e 17 de abril. No primeiro dia, a Seduc promoveu a live oficial com representantes do Comitê Gestor Estadual da BAE. O evento on-line foi a primeira atividade da contagem regressiva para o Dia D da Busca Ativa 2024 e contou com participantes de diversas regiões do Tocantins. Já no segundo dia, foram promovidas ações de mobilização nas redes sociais e na internet.

No dia 17 - o Dia D - a programação de cada município contemplou a realidade local. Na capital, Palmas, o evento foi realizado por meio da CRE que organizou a apresentação de depoimentos de estudantes, histórias de sucesso da estratégia das unidades escolares, palestras sobre a importância da rede de proteção nas ações da Busca Ativa Escolar. 

Busca Ativa Escolar no Tocantins 

O estado aderiu à Busca Ativa Escolar em 27 de setembro de 2018 e em 2023 fez a readesão à estratégia. Desde então, tem atuado no sentido de fortalecer o regime de cooperação no território, monitorando as ações e realizando formação continuada das equipes regionais e municipais. 

Atualmente, o Tocantins conta com 141.681 estudantes matriculados na rede estadual. De acordo com dados da Plataforma Busca Ativa Escolar, as redes estadual e municipais conseguiram identificar 4.782 meninos e meninas que estavam fora da escola e realizar 2.840 rematrículas.