Teixeira de Freitas investe na Busca Ativa Escolar para que nenhum estudante fique fora da escola

Por Comunicação

21.01.2026 | Atualizado: 21.01.2026
Teixeira de Freitas investe na Busca Ativa Escolar para que nenhum estudante fique fora da escola

O primeiro “Busca Ativa Escolar pelo Brasil” de 2026 apresenta ações das equipes municipais de Anadia/AL, Barreiras/BA, Cruzeiro do Sul/RS e Teixeira de Freitas/BA

A equipe da Secretaria Municipal de Educação responsável pela estratégia Busca Ativa Escolar (BAE) em Teixeira de Freitas/BA participou, de 12 a 15 de janeiro de 2026, de formação sobre o uso da plataforma e da metodologia da BAE, a fim de fortalecer as políticas públicas locais voltadas à garantia do direito à educação de crianças e adolescentes. A capacitação aconteceu de forma síncrona online. Entre os participantes da capacitação, a coordenadora operacional no município, Susana Nadier, e as supervisoras institucionais Lucileia Almeida e Jocassia Oliveira.

Barreiras/BA

A Prefeitura de Barreiras/BA, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou no dia 8 de janeiro de 2026 ação de busca ativa no Residencial Solar, empreendimento habitacional entregue aos moradores em dezembro de 2025. A iniciativa tem como objetivo identificar crianças e adolescentes que já estudam na rede municipal de ensino para subsidiar o planejamento das aulas e a organização da logística de transporte escolar para o início do ano letivo.

Localizado ao lado do Conjunto Habitacional Buritis, o Residencial Solar contempla cerca de 500 famílias beneficiadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Com a mudança recente dos moradores, a Secretaria de Educação busca mapear onde os estudantes residem atualmente e em quais unidades escolares estão matriculados, garantindo a continuidade dos estudos sem prejuízos.

Barra do Garças/MT

Em Barra do Garças/MT, Dulce Abud, coordenadora operacional da estratégia no município, concedeu entrevista para o canal Comando Geral, e falou sobre a BAE e como insere crianças e adolescentes na escola. Confira aqui o bate-papo de Dulce com a repórter Raquel Nabarrete.

Cachoeira do Sul/RS

A Secretaria Municipal de Educação (SMEd) de Cachoeira do Sul/RS divulgou, no início de janeiro de 2026, um balanço sobre as ações de 2025. Segundo os dados divulgados, a equipe municipal da BAE localizou 48 crianças fora da escola, reforçando o compromisso com o acesso e a permanência dos estudantes.

Anadia/AL

Em Anadia/AL, as equipes intersetoriais municipais da BAE e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) na Escola estão realizando visitas em todo o município em busca de crianças e adolescentes fora da escola. As visitas iniciaram em dezembro de 2025.

Conselheiro Pena/MG

No final de 2025, Conselheiro Pena/MG viveu um momento histórico em prol da garantia do direito à educação. A cidade, seus distritos e comunidades rurais foram tomados por uma grande passeata simultânea, marcando o "Dia D da Busca Ativa Escolar", uma ação integrada que mobilizou toda a rede de proteção social do município.

Durante a passeata, educadores, agentes de saúde, assistentes sociais, conselheiros tutelares, servidores municipais, lideranças comunitárias, famílias e estudantes caminharam juntos pelas ruas, carregando faixas, balões, distribuição de panfletos com mensagens de sensibilização e até o "Barcão da Alegria". O objetivo foi reforçar à população que nenhuma criança ou adolescente pode ficar fora da escola, e que a educação é um direito fundamental que transforma vidas.


Com informações das prefeitura de Barreiras, Cachoeira do Sul e Teixeira de Freitas e do Conselho Municipal de Educação de Conselheiro Pena.