SME de Francisco Macedo realiza busca ativa para diminuir evasão escolar

Por Conviva Educação

06.08.2021
SME de Francisco Macedo realiza busca ativa para diminuir evasão escolar

A Secretaria de Educação do município de Francisco Macedo (PI) deu início às primeiras atividades da Busca Ativa Escolar, trabalho feito em parceria com o prefeito Adeilson Antão (Novim) na gestão ‘Construindo uma nova história’, para resgatar alguns alunos que perderam o vínculo com a escola, a partir do advento da pandemia.

A estratégia age no combate ao abandono escolar, e o objetivo é incentivar a permanência dos alunos na escola, mesmo nesse período atípico, fomentando o uso da tecnologia e das plataformas de ensino e as instruções por meio de apostilas.

Em fevereiro deste ano a Busca Ativa Escolar foi implementada no município, com o objetivo de encontrar os estudantes que estavam em evasão ou em risco de evasão, e garantir que todos retornassem à escola. O primeiro passo para implementar a estratégia foi realizar encontros entre coordenadores, diretores e técnicos das secretarias para falar sobre a Busca Ativa Escolar, e planejar futuras ações. Além desses profissionais, a equipe é formada por professores e profissionais do Conselho Tutelar e da Secretaria de Assistência Social. Por meio das visitas ao domicílio das famílias desses estudantes, todas as áreas do município estão sendo vistoriadas para tentar reverter os casos de evasão escolar.

Outra ação que está em desenvolvimento é a de visitar os estudantes do município para verificar como está o envolvimento de cada um nas atividades educacionais não presenciais, já que até o atual momento as aulas estão sendo no formato remoto, e então, fazer uma nova busca ativa para incentivar a volta de todos estudantes à escola quando retornar o ensino híbrido, previsto para setembro.

Para colocar todas as ações em prática, a secretaria utilizou a plataforma Conviva. Essa ferramenta tem sido de grande importância nesse processo que envolve a educação em período de pandemia, pois a mesma dispõe de vários instrumentos que podem auxiliar toda a equipe da Busca Ativa Escolar a continuar com as ações. A equipe conta ainda com um técnico que acompanha todas as notícias e novidades do Conviva para informar aos demais.

Com a implementaçã e utilização da estratégia, foi possível notar um resultado positivo, pois a rede havia percebido que mais de 20 estudantes não estavam mantendo o vínculo com a escola, número que pode ter se agravado pela pandemia. A busca ativa foi mobilizada com cartazes, placas e camisetas, tanto na área da cidade como na zona rural, e tem o inntuito de manter uma comunicação com as famílias para fortalecer o vínculo e incentivar que as crianças e adolescentes não desistam de estudar.

Secretária de Educação Reneuda Maria da Silva Alencar fez um balanço das ações da Busca Ativa Escolar:

A Busca Ativa Escolar foi bem proveitosa, encontramos algumas crianças que ainda estavam fora da escola, realizamos matrículas de alunos na EJA, como também incentivamos os pais nessa questão de acompanhamento dos filhos nesse período atípico de pandemia, onde estaremos ofertando o ensino de forma remota e com distribuição de apostilas. As escolas estarão abertas todos os dias, durante manhã e tarde e as equipes estarão disponíveis para ajudar os pais e os alunos” disse a Secretária.

Texto publicado por Reneuda Maria Da Silva Alencar na plataforma Conviva Educação.