Série “E Aí, Professor?”, do Futura, debate a Busca Ativa Escolar

Por UNICEF Brasil

19.12.2022 | Atualizado: 19.12.2022
Série “E Aí, Professor?”, do Futura, debate a Busca Ativa Escolar

Evasão e exclusão escolar serão temáticas abordadas nesta terceira temporada, que estreia nesta segunda-feira, dia 19, no YouTube do Futura. A iniciativa é fruto da parceria com o Itaú Social e apoio da Undime e do UNICEF


Rio de Janeiro, 19 de dezembro de 2022 – Nesta segunda-feira (19/12), estreia  no YouTube do Futura a terceira temporada da série “E Aí, Professor?”, uma parceria entre Futura/FRM e Itaú Social, com apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). São oito episódios, contendo de cinco a dez minutos cada, que abordam a temática da Busca Ativa Escolar, iniciativa criada para combater a exclusão e a evasão escolar. A apresentação ficará por conta de João Raphael Santos, cientista social, mestre em Educação e professor da Escola da Fundação Roberto Marinho. O sucesso das edições anteriores, exibidas apenas na web, garantiu à terceira temporada a veiculação na grade do Canal Futura e no Globoplay a partir de fevereiro de 2023.

Na série, estudantes, professores e gestores envolvidos ou impactados pela evasão e exclusão escolar contam suas experiências, explorando, por exemplo, o agravamento dessa situação durante e após a pandemia da covid-19. Histórias de sucesso também fazem parte da nova temporada de “E Aí, Professor?”, confirmando que, a partir da união entre os profissionais de educação, é possível reinserir crianças e adolescentes ao dia a dia escolar.

A Busca Ativa Escolar une metodologia social e tecnologia e está disponível para estados e municípios de todo o Brasil, gratuitamente. Desenvolvida pelo UNICEF em parceria com a Undime, com o apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. A partir de dados concretos da ferramenta, é possível planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos das crianças e dos jovens brasileiros.

“Nas duas temporadas anteriores da série, nossa audiência elogiou o fato de o conteúdo ter sido apresentado de forma clara, simples e objetiva. Trazemos temas relevantes para os desafios da educação brasileira e expandir a discussão para o público que nos assiste no próprio Canal Futura e no Globoplay confirma a boa adesão às ideias propostas para o debate”, destaca José Brito, gerente do Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho.

“A pandemia impôs a necessidade de os professores reinventarem a sua atuação em sala de aula, com o propósito de minimizar os impactos do fechamento das escolas. Agora, o momento é de unir esforços para sintetizar conhecimentos que deem apoio aos educadores nas habilidades e competências que os alunos precisarão desenvolver, para reduzir a perda da qualidade no processo de ensino-aprendizagem. Para nós, é uma honra muito grande fazer parte de um projeto tão inspirador, que traz reflexões e propostas que visam reduzir a exclusão e a evasão escolar”, reforça Tatiana Bello, gerente de Implementação do Itaú Social.

Episódio 1
Exclusão escolar no Brasil
A partir de dados e análises da Undime e do UNICEF, é apresentado como se dá o fenômeno da exclusão escolar no Brasil, focando no agravamento do fenômeno durante e pós-pandemia da covid-19.

Episódio 2
Busca Ativa Escolar: o que é?
O episódio mostra como foi pensada a estratégia da Busca Ativa Escolar, quem são seus parceiros, quais são suas principais características e propostas.

Episódio 3
Busca Ativa Escolar: quando agir?
O propósito desse episódio é mostrar aos professores os comportamentos e elementos mais comuns da exclusão escolar e a importância de detectá-los e enfrentá-los o mais rápido possível.

Episódio 4
Busca Ativa Escolar: cidades educadoras
O episódio destaca o professor como ator fundamental, mas que faz parte de uma rede oficial de proteção dos direitos das crianças e do direito à educação.

Episódio 5
Busca Ativa Escolar: redes de apoio
Diretores, assistentes sociais, conselheiros municipais de educação, entre outros, contam histórias de crianças e adolescentes que foram reinseridos na escola a partir da Busca Ativa Escolar.

Episódio 6
Busca Ativa Escolar: a família
A família é peça fundamental na estratégia da Busca Ativa Escolar. Sem compreender o contexto familiar dos estudantes, é bem mais difícil reinseri-los na sala de aula.

Episódio 7
Busca Ativa Escolar: ferramentas de apoio ao conhecimento
O episódio aponta as ferramentas desenvolvidas por entidades da sociedade civil organizada que estimulam e produzem conteúdos de qualidade para apoiar os professores na estratégia da Busca Ativa Escolar.

Episódio 8
Busca Ativa Escolar: a busca ativa continua
O último episódio da série é reservado para uma conversa especial com uma agente operacional da estratégia, que atua na linha de frente com os jovens a fim de inseri-los novamente na escola.

Sobre o Futura
O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: Sesi-DN/Senai-DN, Fiesp/Sesi-SP/Senai-SP, Fundação Bradesco, Itaú Social, Globo e Sebrae.

O Futura está presente nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil e ainda em uma rede de TVs universitárias parceiras com sinal disponível em TV aberta e parabólicas digitais. Acesso gratuito via plataformas Globoplay e Canais Globo para acompanhar o sinal ao vivo da programação e um catálogo audiovisual com mais de 120 títulos e 5000 vídeos.

Fonte: UNICEF