Semed de Porto Velho (RO) assina acordo de cooperação da Busca Ativa Escolar para enfrentar a evasão e abandono escolar

Por SMC de Porto Velho

15.05.2025 | Atualizado: 15.05.2025
Semed de Porto Velho (RO) assina acordo de cooperação da Busca Ativa Escolar para enfrentar a evasão e abandono escolar

Prefeito Leonardo Leocádio diz que o objetivo é ir atrás de quem está excluído da aprendizagem e garantir o direito de aprender; na foto, 1ª Reunião Técnica do Comitê Gestor da Busca Ativa Escolar

A Prefeitura de Porto Velho (RO), comprometida com o enfrentamento do abandono escolar e da evasão e a exclusão de estudantes, readeriu à estratégia Busca Ativa Escolar (BAE). A assinatura do Acordo de Cooperação ocorreu no final de abril de 2025, com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), da Defensoria Pública do Estado, da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Também foram convidados os Conselhos Tutelares de Porto Velho.

Na ocasião, também foi realizada a 1ª Reunião Técnica do Comitê Gestor da Busca Ativa Escolar, momento em que foram alinhadas as ações, apresentado o Plano Municipal de Ação 2025-2028, foi apresentado o Protocolo #TôdeVolta e oficializada a assinatura do acordo de cooperação.

Para o secretário da Semed, Leonardo Leocádio, a educação é um dos pilares com maior potencial de transformar a sociedade, e a Prefeitura de Porto Velho vem sendo reconhecida por adotar estratégias que melhoram a educação e a tornam cada vez mais inclusiva e integrada.

“Com a Busca Ativa Escolar esperamos contribuir também para reduzir a evasão escolar, indo atrás de quem está excluído da aprendizagem e tomando medidas para garantir o direito de aprender, bem como assegurar outros direitos”, disse Leonardo Leocádio.

Fora da escola, não pode!

Segundo Elizabeth Colaço, coordenadora estadual da BAE, a ferramenta funciona como um grande banco de dados que facilita a comunicação entre as áreas, armazena dados importantes sobre cada caso acompanhado e apoia na gestão das informações sobre a situação da criança e do adolescente no município e/ou estado. Já a coordenadora operacional da Busca Ativa de Porto Velho, Rhebeca Schmitt, destacou que o objetivo é garantir que nenhuma criança fique fora da escola.

“Por meio da Busca Ativa Escolar, identificamos as causas que levam a criança a estar ausente das aulas, para que essas questões sejam devidamente tratadas. Assim, proporcionamos às famílias as condições necessárias para que suas crianças permaneçam na escola e tenham acesso a uma educação de qualidade”, ressaltou.

Texto e foto: Superintendência Municipal de Comunicação de Porto Velho
Edição: Comunicação da  BAE