Segurança e saúde nas escolas é tema de campanha

Por Undime

03.10.2022
Segurança e saúde nas escolas é tema de campanha

Com o objetivo de conscientizar a população, o dia 10 de outubro marca o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas

A Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência promove anualmente a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT), para conscientização de estudantes brasileiros, futuros empreendedores e trabalhadores.

A Lei n° 12.645/2012, instituiu 10 de outubro como o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas e, desde 2018, a SIT celebra a data com o objetivo de alertar a população sobre o assunto.

Em 2022, o tema será “Prevenção de Acidentes e Doenças nas Escolas”, com atividades on-line, por meio de uma aula no Canal da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho (ENIT) no YouTube, aberta a todos os interessados (educadores, prevencionistas, estudantes, pais, mães e responsáveis). Além disso, serão realizadas atividades presenciais, em que os estudantes serão motivados a expressarem artisticamente o que sabem ou aprenderam sobre prevenção de acidentes e doenças por meio de um concurso cultural. 

A transmissão irá abordar a prevenção de acidentes e doenças nas escolas; noções básicas de procedimentos de emergência e primeiros socorros; e a Lei Lucas (Lei 14.722/18), que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.

Assista a livehttps://youtube.com/watch?v=4DDEYfPbd5o&feature=share

Saiba mais sobre o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas: https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/composicao/orgaos-especificos/secretaria-de-trabalho/inspecao/seguranca-e-saude-no-trabalho/canpat-2/canpat-2021/dnsse_2021.

 

Fonte: Undime (com informações do Ministério do Trabalho e Previdência)