Seduc promove estratégias de busca ativa escolar no ‘Sergipe é Aqui’, em Santana do São Francisco

Por SEDUC - Sergipe

31.01.2024

Atividade objetivou sensibilizar a continuidade dos estudos para jovens e adultos, além de verificar possíveis crianças fora da sala de aula

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura levou mais uma vez uma gama de atividades para a 20º edição do ‘Sergipe é Aqui’, desta vez realizado em Santana do São Francisco, no território do Baixo São Francisco. Além de contação de história, oficinas de pintura corporal e atividades voltadas à regularização da vida escolar, como a certificação do ensino médio e inscrição para a Educação de Jovens e Adultos, a Seduc realizou estratégias de busca ativa escolar em domicílios próximos ao evento.

Técnicos das secretarias de Educação do estado e município, além de conselheiros tutelares, passaram de casa em casa sensibilizando os adultos a continuarem os estudos e verificando se havia alguma criança ou adolescente infrequente ou que por algum motivo deixou de se matricular.

Em cada residência visitada, histórias de vidas distintas. O jovem Luan Santos Rodrigues contou que finalizou o ensino médio aos 17 anos e hoje, com 21 anos de idade, pensa em retornar aos estudos, desta vez, em um curso técnico. “Foi bom receber essa visita que me fez pensar em algum curso que me cabe, que eu gosto, que eu posso fazer. Pretendo continuar”, disse.

A coordenadora estadual de Busca Ativa Escolar da Educação, Rute Rosendo, mostrou um leque de oportunidades de cursos, de modalidades, a exemplo da Educação de Jovens e Adultos e da oferta de cursos profissionalizantes e como faz para matricular-se na rede pública estadual de ensino. “O que importa é não desistir e continuar. Há opções de diversas modalidades de ensino de acordo com cada habilidade”, disse.

A secretária municipal de Educação de Santana do São Francisco, Mércia de Fátima, disse que a estratégia de busca ativa escolar é utilizada no município em caso de necessidade, já que não há registro de infrequência. Ela contou que na ausência de um aluno, a direção da escola já se certifica com a família, e se permanecer, há um registro e a equipe municipal entra em ação para que nenhuma criança e adolescente em idade escolar fique fora da sala de aula.

O coordenador operacional municipal da Busca Ativa Escolar, Rony Sidney, destacou que atividades realizadas na perspectiva de matricular alunos ou sensibilizar para que haja o retorno aos estudos são sempre de grande relevância. “Quando visitamos, tentamos buscar sempre soluções dos porquês. Percebemos que há sempre um retorno dos alunos”, avalia.

Intersetorialidade das ações

Antes de realizar a atividade in loco, os técnicos das secretarias de estado da Educação, da Saúde e da Assistência Social e Cidadania reuniram-se com os responsáveis pelo Cadastro Único, a fim de que continuem as parcerias intersetoriais e intergovernamentais Estado e Município. “O objetivo é dialogarmos para mantermos continuidade das ações e acompanhamento educacional do Bolsa Família, já que somos nós quem informa a frequência escolar dos alunos beneficiários”, explicou Rute Rosendo.

Fonte: SEDUC / Sergipe
Foto: Divulgação / SEDUC