Secretaria de Educação de Amazonas realiza Semana de Mobilização da Comunidade Escolar para a Prevenção à Infrequência Escolar

Por Seduc Amazonas

22.05.2023
Secretaria de Educação de Amazonas realiza Semana de Mobilização da Comunidade Escolar para a Prevenção à Infrequência Escolar

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Estado do Amazonas deu início na última quarta-feira (17/05), a Semana de Mobilização da Comunidade Escolar para a Prevenção à Infrequência Escolar. A abertura das atividades, que aconteceu nas Escolas Estaduais (EE) Balbina Mestrinho e Euclides da Cunha, na zona sul de Manaus, contou com a presença de pais ou responsáveis, alunos e corpo docente. 

Organizada pela Gerência de Programas e Projetos Complementares (GPPC) da Secretaria de Educação, a semana de mobilização terá ações também nas escolas estaduais do interior do Amazonas. 

O trabalho da GPPC é guiado pelos programas “Busca Ativa do Escolar” e “Permanecer”. Enquanto o primeiro tem o objetivo de trazer de volta alunos que estão fora das escolas, o segundo prima pela permanência de alunos infrequentes. 

De acordo com a professora Luciane Falcão, da GPPC, as atividades são desenvolvidas durante todo o ano letivo.  “Uma vez que a gente combate a infrequência, também combatemos o abandono escolar. Por isso, reforçamos esse tipo de ação várias vezes durante o ano. Isso se tornou cultural nas escolas da rede estadual de ensino, sempre trazendo a família dos alunos para dentro das unidades”.

Atividades do dia 

Na abertura da semana de mobilização, as escolas estaduais Balbina Mestrinho e Euclides da Cunha receberam palestras com nutricionistas da Secretaria de Educação e também de membros do GPPC. Além das palestras, os responsáveis pelos estudantes puderam usufruir, gratuitamente, de atendimentos estéticos, com cabeleireiros e esteticistas. 

“Nós entendemos que a família é importantíssima na vida das nossas crianças, o que afeta diretamente no processo de ensino e aprendizagem delas. Hoje, nossa programação vem com informações sobre isso e com o espaço aberto para a interação com os pais e responsáveis”, explicou Jeane Melgueiros, gestora da EE Balbina Mestrinho. 

Na escola, mais de 140 estudantes já foram alcançados pela iniciativa do projeto Permanecer. Durante as ações do dia, as crianças de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental também participaram com apresentações de dança e teatro. 

Família na escola

Presente no encontro, Rebeca Geovanelle, guardiã legal da aluna Esther Cristina, do 2º ano, salientou a importância da presença familiar na rotina escolar dos estudantes. 

“A educação começa em casa e esse acompanhamento precisa se estender até a escola. O aluno passa a maior parte do tempo em casa, então os responsáveis precisam assumir essa responsabilidade. Aqui na Balbina Mestrinho, eu me sinto parte da escola, porque sempre sou comunicada em qualquer situação”. 


* Fonte: Seduc Amazonas

* Fotos:  Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto