Rio Verde (GO) realiza Corrida da Busca Ativa Escolar

Por Busca Ativa Escolar

18.11.2023 | Atualizado: 18.11.2023
Rio Verde (GO) realiza Corrida da Busca Ativa Escolar

Evento reuniu a comunidade para divulgar a mensagem de que “Fora da Escola não pode!” 

O município de Rio Verde, em Goiás, realizou uma iniciativa criativa para mobilizar a sociedade para enfrentar a evasão escolar: A 1ª Corrida da Busca Ativa Escolar.  

Iniciativa da Secretaria Municipal de Educação o evento contou com a participação de mais de 400 pessoas, entre atletas profissionais e amadores, pais e familiares dos estudantes e as próprias crianças e adolescentes, promovendo um momento lúdico e de troca de experiências. 

Com percursos de 4 km para adultos e 2 km para crianças e adolescentes, o evento não se limitou à competição esportiva. Cada inscrito recebeu uma camiseta personalizada da campanha “Fora da Escola Não Pode” e uma medalha, lembranças que simbolizam o esforço coletivo na luta contra a evasão escolar.

Isabel Antônia da Silva, coordenadora operacional da Busca Ativa Escolar em Rio Verde, comemorou os resultados positivos da iniciativa. "Estamos muito felizes com o engajamento da comunidade”, destacou.

“Toda criança tem direito a escola. Pensando nisso, o município de Rio Verde Goiás aderiu a Busca Ativa Escolar há 4 anos. Desde então, temos implementado a estratégia dentro da secretaria de educação, mas também fazendo um trabalho de conscientização a população a fim de garantir o direito de estudar às nossas crianças. Estudar é investir no futuro”, completou a coordenadora operacional. 

O Secretário de Educação do município, Miguel Rodrigues Ribeiro, explica que a corrida foi pensada justamente para dar visibilidade ao tema de maneira criativa e fez um apelo à população em defesa do direito à educação. “A corrida não foi apenas uma competição, mas uma manifestação do compromisso da comunidade com a educação. A Busca Ativa Escolar é uma estratégia muito importante para que a gente possa resgatar os meninos e meninas que não voltaram para a escola, principalmente após a pandemia, e eventos como esse fortalecem nossa missão.”, destacou. 

“Se você conhece alguém que esteja fora da escola, avise à Secretaria Municipal de Educação, para que a nossa equipe possa conversar com a família desta criança a fim de mostrar a importância de estudar, afinal: Fora da Escola Não Pode!”, completou o secretário de educação.