Rio Grande do Norte implementa o Comitê Gestor do Programa Estadual de Busca Ativa Escolar

Segundo a secretária de Educação do estado, Socorro Batista, “o Comitê Gestor vem para fortalecer esse trabalho intersetorial e assegurar que nenhuma criança ou adolescente fique para trás"
A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN) implementou, na manhã do dia 26 de agosto de 2025, o Comitê Gestor do Programa Estadual de Busca Ativa Escolar (CGBAE/RN). A implementação ocorreu durante a primeira reunião ordinária do CGBAE/RN, realizada no auditório da seccional potiguar da Undime, e contou com a presença, pelo UNICEF Brasil, de Mônica Pinto, chefe de Educação, e Verônica Bezerra, especialista de Educação; e de Josué Medeiros, dirigente municipal de Educação de Serrinha/RN e secretário de Assuntos Jurídicos da Undime/RN.
O comitê gestor é órgão colegiado de natureza consultiva e intersetorial, responsável por monitorar e avaliar a execução do programa no estado. Compõem o CGBAE/RN representantes da própria SEEC/RN; Undime/RN; Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas); Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap); Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh); e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Consec). Josué Medeiros é quem representa a Undime/RN no Comitê.
Mônica Pinto, chefe de Educação do UNICEF Brasil, participa da implementação do Comitê Gestor de RN
A secretária de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer, professora Socorro Batista, destaca a importância dessa ação para a educação potiguar.
“A Busca Ativa Escolar reafirma o compromisso do Governo do Estado com o direito à educação. Cada estudante fora da escola é um desafio coletivo, que só pode ser enfrentado com a integração das redes públicas de Educação e dos serviços sociais. O Comitê Gestor vem para fortalecer esse trabalho intersetorial e assegurar que nenhuma criança ou adolescente fique para trás", afirma Socorro Batista.
No RN, a BAE foi instituída como política pública de Estado em 2019, por decreto da governadora Fátima Bezerra. A estratégia mobiliza as áreas de Educação, Saúde, Assistência Social e Planejamento, fortalecendo a rede de proteção social. Cada secretaria e profissional envolvido tem papel específico no processo, que vai desde a identificação do estudante até o encaminhamento para os serviços públicos necessários, garantindo matrícula, permanência e aprendizagem.
Também participaram do encontro representantes do Ministério Público, do Conselho Estadual de Educação, do Fórum Estadual de Educação, do Tribunal de Contas do Estado e do Instituto Cultiva.
Com informações da ASSECOM/SEEC.
Fotos: SEEC/RN