Retorno à escola: quais as ações para receber as crianças e adolescentes?

No retorno à escola, faz-se necessário repensar as atividades escolares e a relação que cada uma delas tem com o mundo vivido pelos(as) seus(suas) estudantes
Depois de serem identificados em risco de abandono ou fora da escola, chegou a hora de meninos e meninas voltarem para a sala de aula. E esse retorno deve ser cuidadosamente preparado, exigindo um trabalho coletivo de todos(as) que fazem parte da Busca Ativa Escolar (BAE), bem como da comunidade, dos(as) profissionais da escola e dos(as) colegas de classe.
No retorno à escola, faz-se necessário repensar as atividades escolares e a relação que cada uma delas tem com o mundo vivido pelos(as) seus(suas) estudantes. Entre as ações importantes para atender às necessidades das crianças, adolescentes e suas famílias e para contribuir com a superação da exclusão e do fracasso escolar, destaca-se a necessidade de adaptações curriculares, ampliação da jornada escolar e implementação de programas de correção do fluxo e de aceleração da aprendizagem. Além disso, a promoção do diálogo com estudantes e suas famílias para compreender melhor seus contextos de vida e suas expectativas em relação aos estudos, é de substancial importância.
Segundo o material formativo da estratégia, o mais importante é que todos(as) estejam abertos(as) ao diálogo e sejam receptivos(as), adotando um olhar atento e generoso, livre de descrédito, rótulos e preconceitos, em relação aos(às) estudantes reintegrados(as). A palavra de ordem, nesse momento, é acolhimento.
Lembre-se, quando o retorno à escola é planejado por técnicos(as), educadores(as) e família, as chances de sucesso são grandes.
Acesse a Biblioteca da estratégia e saiba mais sobre a fase de retorno de crianças e adolescentes à escola!
Imagem gerada com inteligência artificial (Canva IA).