Quase 2 mil dirigentes e profissionais de Educação aprofundaram seus conhecimentos sobre a Busca Ativa Escolar

A coordenação nacional da estratégia esteve em quatro estados, só na última semana de março,
realizando palestras e oficinas sobre a BAE em fóruns das seccionais da Undime
A coordenação nacional da Busca Ativa Escolar (BAE) esteve em quatro estados, na última semana de março de 2025, a fim de falar sobre o papel da estratégia no enfrentamento da evasão e do abandono escolar no Brasil, mobilizar os municípios para a readesão, bem como tirar dúvidas de dirigentes e técnicos municipais. Quase 2 mil pessoas assistiram a palestras ou participaram de oficinas sobre a metodologia.
No dia 25, Vilmar Klemann, assessor de projetos da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e membro da coordenação nacional da Busca Ativa Escolar, ministrou palestra sobre a BAE no ‘1º Fórum Gaepe-GO: Compromisso com a Educação Municipal’, que ocorreu no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO). O evento foi organizado pelo Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Estado de Goiás (Gaepe-GO), governança colaborativa implementada pelo Instituto Articule em parceria com o TCE-GO e o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO).
Vilmar Klemann representou a Busca Ativa Escolar no 1º Fórum Gaepe-GO
No dia 26 de março, os participantes do XVI Fórum Estadual Ordinário da Undime Espírito Santo (ES) assistiram à apresentação sobre a BAE. A palestra foi conduzida por Isabel Abelson, especialista em Educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que compartilhou informações e proposições alinhadas com a realidade dos municípios, mostrando como a Busca Ativa Escolar influencia e reverbera nos resultados da Educação municipal e do território.
“Parabenizei o estado do Espírito Santo, que teve 100% de readesão dos 78 municípios à estratégia já no início de 2025”, destaca Isabel Abelson. “Os novos secretários (de Educação) também buscaram muitas informações sobre a BAE. Em todo o estado, a renovação dos Dirigentes Municipais foi de cerca de 30%, e os secretários já chegaram muito mobilizados”, acrescenta.
Com o tema ‘Gestão e Inovação na Educação: desafios e caminhos para qualidade e inclusão’, o XVI Fórum da Undime ES ocorreu de 25 a 27 de março e reuniu 300 pessoas, na capital capixaba.
Silvio Aparecido Fidelis, presidente da Undime MT, e Daniella Rocha
Daniella Rocha, oficial de Educação do UNICEF no Brasil e membro da coordenação nacional da Busca Ativa Escolar, foi até a cidade de Nobres (MT) – cerca de 120 km da capital –, para apresentar a estratégia para mais de 300 secretários e profissionais de educação, de 142 municípios, presentes no 17º Fórum Ordinário da seccional de MT da Undime. A oficial de Educação mostrou como a estratégia apoia estados e municípios no enfrentamento do risco de abandono e de exclusão escolar e convocou os municípios a readeriram, inserindo a BAE de maneira prioritária na gestão. O encontro ocorreu nos dias 27 e 28 de março.
Fórum da Undime Bahia
Nos dias 27 e 28, foram realizadas quatro oficinas sobre a Busca Ativa Escolar dentro do XXI Fórum Ordinário da seccional da Bahia (BA) da Undime (foto em destaque). Cerca de 200 pessoas participaram das oficinas, e além de conhecer o passo a passo para a readesão e como implementar, os participantes tiveram a oportunidade de fazer a gestão de casos fictícios na plataforma.
As capacitações foram coordenadas por Jurema Telles e Géssica Bacelar, da Secretaria de Estado da Educação e integrantes do Comitê Gestor da BAE na Bahia, e também contaram com a participação de Vilmar Klemann, membro da coordenação nacional da estratégia.
O XXI Fórum da Undime BA recebeu 1.200 participantes de 350 municípios, de 26 a 29 de março, em Salvador, capital do estado. No dia 29, no grande auditório, Polimnia Cassimiro, Oficial de Educação do escritório do UNICEF na Bahia, e Vilmar Klemann, proferiram a palestra ‘A Undime e a Gestão das Políticas Educacionais em regime de colaboração’, durante o painel ‘ConversAção 04’. Na oportunidade, detalhou-se a estratégia, sua relação com o enfrentamento do fenômeno multidimensional da exclusão e do abandono escolar, a importância da readesão e o papel estratégico do Dirigente Municipal de Educação na garantia do direito à educação para todas as crianças e adolescentes.
Vilmar Klemann, Jurema Telles e Géssica Bacelar
Fotos: Undime BA, Undime MT e TCE/GO