Professores reforçam acompanhamento de alunos em Busca Ativa da EJA

Por Governo do PI

01.03.2021 | Atualizado: 03.03.2021
Professores reforçam acompanhamento de alunos em Busca Ativa da EJA

Motivar os estudantes, sem dúvida, foi um dos muitos desafios enfrentados pelos professores nos últimos meses. Para superar esta dificuldade, os educadores da Unidade Escolar Cristino Castelo Branco, localizada na zona norte de Teresina, com turmas voltadas para a Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA), buscaram alternativas ao longo do período letivo para manter os estudantes integrados ao ambiente escolar. A escola funciona como anexo voltado ao ensino de jovens e adultos do Ceja Professora Artur Furtado. A Busca Ativa é iniciada com o contato realizado pelos professores aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos matriculados no semestre anterior, que realizam o agendamento para a entrega das atividades pedagógicas impressas.

Educadora há 35 anos, Josefina Coelho percorre as ruas do bairro Buenos Aires, zona norte de Teresina, para levar as atividades e um pouco de carinho aos seus estudantes. A professora ressalta que realizar a busca ativa visitando as casas para entregar e recolher as atividades é uma parte importante para acompanhar o desenvolvimento dos estudantes no período de pandemia. “É na visita que entendemos as dificuldades dos estudantes, seja aqueles que não trabalham e ficam confinados ou outros que perderam os seus empregos, então as atividades servem também como distração. Muitos conseguem resolver as questões com o auxílio de alguém da família e faço o suporte por conversa no WhatsApp. Me sinto grata por realizar esse trabalho com eles como educadora, pois eu amo meu trabalho”, declarou Josefina.

A ação de Busca Ativa é amparada pelo Programa de Reforço de Aprendizagem – Juntos para Avançar, que tem por prioridade resgatar os estudantes que tiverem dificuldades em continuar suas atividades no decorrer do ano letivo de 2020 e reordenação do ano letivo de 2021, em decorrência da Pandemia de COVID-19.

Com o programa, os professores buscam trabalhar as habilidades dos estudantes com ensino híbrido (atividades presenciais e/ou remotas), além da complementação das atividades síncronas (ao vivo) e assíncronas (que podem ser realizadas sem estar conectado à internet).

O professor Paulo Rogério explica a necessidade deste acompanhamento de reforço com o Juntos para Avançar. “No primeiro e segundo bimestres de 2020, a integralização dos conteúdos não foi suficiente, então criamos o reforço para os estudantes que passaram pela etapa III para aprender de forma prática os conteúdos insuficientes. As atividades são importantes, pois os nossos alunos vieram de um longo tempo sem estudo e necessitam desse acompanhamento com o educador indo até eles para motivar a participar, dando sequência aos seus estudos, por isso, este trabalho da EJA significa tanto para nós”, declarou o docente.

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