Piauí: MPPI promove reunião para tratar da reativação do Comitê Gestor Estadual da Busca Ativa Escolar

Por Comunicação

26.11.2025 | Atualizado: 26.11.2025
Piauí: MPPI promove reunião para tratar da reativação do Comitê Gestor Estadual da Busca Ativa Escolar

Já no Espírito Santo, Sedu/ES realiza formação regional da estratégia em parceria com Unicef, Undime e CDJBC

No último dia 18 de novembro de 2025, o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) promoveu reunião com o objetivo articular a reativação do Comitê Gestor Estadual da Busca Ativa Escolar (BAE) e discutir as estratégias de prevenção da evasão escolar no estado, onde atualmente, dos 224 municípios, 186 municípios são adesos à estratégia. 

Na reunião, ficou decidida a notificação dos integrantes do Comitê que não participaram da reunião de reativação e das instituições que ainda não indicaram seus representantes, a fim de assegurar a composição plena, a participação ativa e o funcionamento regular do órgão. Com relação à adesão, o MPPI iniciou comunicação oficial junto às Promotorias responsáveis pelos municípios que ainda não readeriram à BAE a fim de incentivá-los a iniciar o processo de adesão.

Participaram da reunião Lissandra Leite, oficial de Programas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF); a superintendente de Ensino da Secretaria Estadual de Educação do Piauí (Seduc/PI), Viviane Farias; a promotora de Justiça Fabrícia Barbosa, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação (Caoeduc/MPPI); a diretora de Fiscalização de Políticas Públicas do TCE-PI, Caroline Leite; e  gerente de projetos da Secretaria para Inclusão de Pessoa com Deficiência (Seid), Patrícia Lemos. Também estiveram presentes os promotores de Justiça Esdras Oliveira Costa Belleza do Nascimento, subcoordenador do Caoeduc; Flávia Gomes Cordeiro, titular da 38ª Promotoria de Justiça; e Joselisse Nunes de Carvalho Costa, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude (Caodij). 

Ainda acompanharam a reunião representantes da seccional do Piauí da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/PI); da Unidade de Educação Escolar Indígena e Quilombola (UEEIQ/Seduc) e da Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv).

Espírito Santo

O UNICEF, a Undime e a Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo (Sedu/ES), por meio da Gerência de Apoio à Permanência e à Busca Ativa Escolar (G-ABAE), realizaram  no dia 13 de novembro de 2025, formação regional da Busca Ativa Escolar.  O objetivo foi fortalecer a implementação da estratégia no estado, presente em todos os municípios capixabas e na Rede Estadual de Ensino. A capacitação foi liderada pelo UNICEF,  com o apoio técnico do Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC) e parceria da Undime e a Sedu/ES.

Os encontros presenciais reuniram, em três polos (Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Vila Velha), os coordenadores operacionais municipais da BAE, os pontos focais da BAE no estado e a Assessoria do Regime de Colaboração das 11 Superintendências Regionais de Educação (SREs). Os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a metodologia da BAE, analisar dados sobre exclusão e abandono escolar e usar a plataforma da Busca Ativa Escolar.


Com informações do MPPI e da Sedu/ES.