Pesquisa sobre impactos da pandemia vai até sexta (14)

Por Ministério da Educação

11.05.2021
Pesquisa sobre impactos da pandemia vai até sexta (14)

Sistema Educacenso permanece aberto para preenchimento do formulário. Até a última segunda (10), 91,29% das escolas responderam

A pesquisa “Resposta educacional à pandemia de COVID-19 no Brasil” permanece disponível no Sistema Educacenso até as 18h desta sexta-feira, 14 de maio. O prazo para as escolas responderem foi prorrogado após o encerramento do período de retificação da Situação do Aluno, segunda etapa do Censo Escolar 2020, que ocorreu na última sexta-feira, 7 de maio. O levantamento tem como objetivo reunir informações para a compreensão dos impactos causados pela suspensão das atividades escolares presenciais em razão da pandemia de COVID-19 e deve ser respondido preferencialmente pelos gestores das escolas.

Até esta segunda-feira, 10 de maio, 91,29% (148.980) das escolas preencheram o formulário. A pesquisa inédita integra a segunda etapa do Censo Escolar 2020. Esta tem a função de apurar informações relativas ao “movimento” — quantos foram transferidos, deixaram de frequentar a escola ou faleceram —, assim como sobre o “rendimento” dos estudantes — quantidade de aprovados ou reprovados —, ao término do ano letivo. Os resultados dessa etapa serão divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em junho.

Taxas de rendimento – A partir desse conjunto de informações, o Inep publicará, então, as taxas de rendimento. Esses números são fundamentais para a verificação e o acompanhamento dos dados das escolas e dos municípios. As taxas também são incorporadas ao cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador de qualidade educacional produzido e divulgado a cada dois anos pelo Instituto.

Data de referência – O Inep alterou a data de referência do Censo Escolar 2020, de maio para 11 de março, justamente em virtude da pandemia de COVID-19 e da interrupção das atividades presenciais na maior parte das escolas brasileiras. Como o Censo Escolar é composto por duas etapas, os resultados da primeira, divulgados em janeiro, retratam a situação das escolas em um contexto anterior à crise sanitária, não refletindo, ainda, os impactos da pandemia na educação.

Censo Escolar – Principal pesquisa estatística da educação básica, o censo é coordenado pelo Inep e realizado, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional. A pesquisa coleta dados com base nos documentos administrativos das escolas e redes de ensino, por meio do Sistema Educacenso.

Conheça a pesquisa "Resposta educacional à pandemia de COVID-19 no Brasil"

Confira o manual de preenchimento da pesquisa

Fonte: Ministério da Educação
Foto: Getty Images via BBC