Percentual de municípios do Selo UNICEF que alcançaram a meta da Busca Ativa Escolar chega a 56,6%

Por Busca Ativa Escolar

25.05.2023
Percentual de municípios do Selo UNICEF que alcançaram a meta da Busca Ativa Escolar chega a 56,6%

Estamos chegando na reta final do prazo de comprovação da meta de rematrícula da Busca Ativa Escolar no Selo UNICEF. Até dia 25 de maio, 1.142 municípios já haviam alcançado a meta, o que representa 56,5% do total de inscritos nesta edição. O estado com maior número absoluto de municípios que já alcançaram a meta é o Maranhão, com 170, seguido do Ceará, que contabiliza 163 metas alcançadas. 

Outros 881 municípios estão a caminho da comprovação e têm até a próxima quarta-feira, 31 de maio, para registrar na Plataforma da Busca Ativa Escolar que conseguiram (re)matricular 40% ou mais das crianças e adolescentes, levando em consideração o número absoluto de abandono escolar reportado por cada município no Censo Escolar / Inep 2019.

A matriz de risco da Busca Ativa Escolar aponta que 137 (6,8%) municípios estão muito próximo de alcançar suas metas, tendo registrado no sistema de 50% a 99% das (re)matrículas necessárias. Já os municípios que estão com médio risco (81) somam 3,9% do total, tendo realizado de 20% a 49% da meta estabelecida. O risco maior está entre os 663 municípios que não ultrapassaram ainda 20% do número de matrículas estabelecidas pela meta. Estes municípios, que representam 32,8% do total, estão classificados como "alto risco", na matriz da estratégia. 


Sobre a meta da Busca Ativa Escolar

O alcance da meta inclui crianças e adolescentes de 4 a 17 anos que estão em risco de abandonar a escola e/ou que já estão fora da escola.

Neste resultado sistêmico, não será necessário reportar nenhuma comprovação no site do Selo UNICEF, já que a medição da meta é feita pelo UNICEF diretamente na plataforma da Busca Ativa Escolar, que precisa estar atualizada pelos municípios até a data limite, 31 de maio.

Esta é a primeira de duas medições de (re)matrícula da Busca Ativa Escolar enquanto meta do Selo UNICEF. A segunda medição se inicia em junho de 2023 e prossegue até junho de 2024 e a meta será novamente alcançar 40% de (re)matrículas, mas desta vez tendo como referência o abandono reportado no Censo Escolar de 2021.

Como saber o status do seu município? 

Articuladores do Selo UNICEF e coordenadores operacionais da Busca Ativa Escolar podem verificar o status dos seus respectivos municípios de forma mais detalhada na Plataforma da Busca Ativa Escolar. É só acessar plataforma.buscaativaescolar.org.br, fazer o login, clicar na aba painel, e selecionar o nome do município. 

Em caso de dúvidas, é possível acionar o(a) coordenador(a) operacional da Busca Ativa Escolar, o(a) mobilizador(a) de educação do Selo, o(a) articulador(a) do Selo ou ainda o parceiro implementador do Selo UNICEF do seu estado.