O sucesso da estratégia de Busca Ativa Escolar em Presidente Dutra (MA)

Por Conviva Educação

18.08.2021
O sucesso da estratégia de Busca Ativa Escolar em Presidente Dutra (MA)

Com o intuito de resgatar os estudantes que evadiram a escola e impedir que outras crianças e adolescentes não desistam de estudar, o nosso município aderiu à estratégia Busca Ativa Escolar, no início da gestão municipal em 2021.

Em nossa equipe, além da Secretaria de Educação e Assistência Social, temos uma forte atuação da Secretaria de Saúde que são fundamentais nesse processo.  Após aderir à estratégia e formar a equipe, começamos a fazer uma busca por alunos evadidos, começando pelos bairros periféricos, onde os índices de evasão eram maiores, mas também na zona rural do município.

O objetivo era ir atrás das famílias de alunos em evasão ou risco de evasão para saber os motivos que levaram os alunos a deixarem a escola, e (re)matrícula-los no início do ano letivo de 2021. Com esse trabalho conseguimos resgatar um número significativo de crianças e adolescentes, e reinseri-los de volta no ambiente escolar e na plataforma da estratégia. Essa etapa tem que ser bem cuidadosa, pois é bem criteriosa, e fazemos com bastante cuidado.

Realizar a busca ativa significa levar o estado ao indivíduo que não usufrui de determinados serviços públicos e/ou vive fora de qualquer rede de proteção e promoção social, superando a atuação pautada exclusivamente na demanda espontânea.

Através de visitas as familias e coletas de dados, tivemos como comprovar o quanto a Busca Ativa Escolar é importante para o municipio. Aqui em Presidente Dutra (MA) a busca ativa desdobra-se em três estratégias:

1. Busca Ativa para inclusão no Cadastro Único: consiste em localizar as famílias extremamente pobres, incluí-las no cadastro e manter suas informações sempre atualizadas;

2. Busca Ativa para acessar benefícios: gerar a inclusão produtiva com a garantia de renda. Isto é, vincular as famílias que atendam aos critérios de elegibilidade ao Programa Bolsa Família (PBF);

3. Inclusão na Rede Municipal de Ensino: incluir os estudantes na plataforma da estratégia e rematricular cada um, garantindo o vínculo escolar dessas crianças e adolescentes.

Por meio do Conviva, encontramos vídeos explicando o que era a busca ativa nas escolas e cursos de formação. Com todo o conhecimento adquirido, além de estarmos bem informados, estamos cientes de como o trabalho deve ser feito.

Os resultados de utilizar essa estratégia foram bastantes satisfátorios pois tivemos um número expressivos de casos solucionados em nosso município e muitos dessas crianças e adolescentes identificadas já se encontram matriculadas.

E a Busca Ativa Escolar não acabou!

Vamos continuar realizando as visitas e acompanhando os estudantes identificados, pois é um trabalho que deve ser feito ao longo de todo o ano, assim como o acompanhamento de frequência escolar. É a primeira vez que esta estratégia está sendo utilizada em Presidente Dutra (MA), de forma institucional e intersetorial que está sendo recompensado com resultados positivos.

Texto publicado por Fernando Henrique Brasil Sereno na plataforma Conviva Educação.