“Nesta volta às aulas, é urgente ir atrás de quem deixou a escola ou não conseguiu aprender na pandemia”, alerta UNICEF

Por UNICEF Brasil

02.02.2022 | Atualizado: 02.02.2022

Pandemia ampliou desigualdades na educação, excluindo os mais vulneráveis. Desde o início de 2020, Busca Ativa Escolar encontrou e rematriculou mais de 80 mil crianças e adolescentes que estavam fora da escola no Brasil.

Nos próximos dias, crianças e adolescentes de todo o Brasil voltam à escola para um novo ano letivo. Nesta volta às aulas, o UNICEF alerta para a urgência de ir atrás de quem abandonou a escola, ou não conseguiu aprender adequadamente na pandemia. Estudos confirmam os grandes impactos do fechamento das escolas na vida de meninas e meninos, em especial aqueles em situação mais vulnerável. Reverter esse cenário só é possível com estratégias voltadas ao acesso à escola, à permanência dos estudantes nela e à retomada da aprendizagem.

Desde o início da pandemia, o UNICEF vem alertando para o aumento da exclusão escolar em todo o mundo. No Brasil, em novembro de 2020, já havia mais de 5 milhões de meninas e meninos sem acesso à educação – número semelhante ao que o País tinha no início dos anos 2000. Crianças de 6 a 10 anos já eram as mais afetadas pela exclusão escolar na pandemia, impactando seus processos de alfabetização, e trazendo consequências negativas por muitos anos.

“A pandemia deixou ainda mais clara a importância da escola, e das aulas presenciais, para garantir a educação, a saúde mental, a nutrição e a proteção de meninas e meninos contra a violência. Sabemos que os estudantes mais vulneráveis foram os que menos puderam aprender nesses últimos anos, e muitos abandonaram os estudos. É urgente, então, ir atrás de cada um, e investir para que possam voltar para a escola, recuperar as perdas de aprendizagem e avançar”, ressalta Florence Bauer, representante do UNICEF no Brasil.

Uma das principais estratégias para o retorno desses estudantes à escola é a Busca Ativa Escolar – iniciativa do UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), para ajudar a gestão pública a encontrar crianças e adolescentes fora da escola, ou em risco de abandono, e tomar as medidas necessárias para que voltem à escola e permaneçam nela, aprendendo. Desde o início de 2020, mais de 80 mil crianças e adolescentes foram encontrados e rematriculados na escola pelas equipes de Busca Ativa Escolar em todo o Brasil.

Além da Busca Ativa Escolar, é preciso investir na retomada da aprendizagem. Apesar dos grandes esforços de professores e escolas, muitas crianças e muitos adolescentes não conseguiram ter acesso adequado a educação longe das salas de aula. No estado de São Paulo, por exemplo, os estudantes aprenderam, nas aulas online, apenas 28% do que teriam aprendido em aulas presenciais, e o risco de abandono ou evasão escolar mais que triplicou. Os dados são de estudo publicado em outubro de 2021 pelos pesquisadores Guilherme Lichand, Carlos Alberto Doria, Onicio Leal Neto, da Universidade de Zurich, e João Cossi, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Cada uma dessas crianças e desses adolescentes vai precisar de apoio pedagógico para recuperar a aprendizagem e voltar a ter trajetórias de sucesso escolar.

Neste momento de volta às aulas, em que a pandemia ainda não acabou, é fundamental que as escolas continuem a implementar todas as orientações para a prevenção da covid-19. “Hoje, já sabemos quais cuidados devem ser tomados, dentro da escola, para cuidar da saúde de todos. A grande maioria das redes de ensino já está com protocolos prontos para uma volta às aulas seguras”, explica Florence.

A esses cuidados se soma a vacinação contra a covid-19. Em todo o mundo, o UNICEF apoia a vacinação de crianças assim que as vacinas estiverem disponíveis para elas – e quando os grupos prioritários estiverem totalmente protegidos. Esse é o caso do Brasil, que está com 70% da população imunizada, e as vacinas agora estão disponíveis também para crianças a partir de 5 anos. A ausência da vacinação, no entanto, não pode impedir o acesso de estudantes à escola.

O direito à educação deve ser sempre garantido e priorizado. “Crianças e adolescentes querem – e precisam – voltar para a escola. É hora, então, de começar o novo ano letivo com todos na escola, aprendendo”, defende Florence.

Fonte: UNICEF Brasil