Municípios do Marajó se organizam para a segunda edição da Semana D pela Educação
UNICEF e TCM-PA, com apoio técnico do Instituto Peabiru, promoveram a ação entre os dias 1 e 5 de abril, junto aos municípios, que visa cumprir metas de indicadores educacionais na região.
Belém, Pará – Ocorreu, entre os próximos dias 1 a 5 de abril, a Semana D Pela Educação no Marajó, e durante esse período, cada município marajoara realizou ações focadas em alcançar as metas estabelecidas na área de educação pela iniciativa Selo UNICEF, edição 2021/2024. A ação foi uma promoção do Fundo das Nações Unidas pela Infância (UNICEF) e do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM PA), com apoio técnico do Instituto Peabiru.
A preparação dos municípios marajoaras para este momento contou com representantes do Selo UNICEF e da Iniciativa Busca Ativa Escolar de 16 municípios marajoaras, além do município de Limoeiro do Ajuru, sendo realizada nos últimos dias 12 e 13 de fevereiro, em Belém (PA).
A especialista em educação e proteção do UNICEF, Lorena Araújo, destaca a importância do encontro. “Estamos, em parceria com o TCM/PA, promovendo o monitoramento dos indicadores da educação, estratégias pedagógicas e de gestão no Marajó. Na reta final da edição do Selo UNICEF, o encontro motiva e direciona todos para o alcance dos resultados. Reconhecemos e valorizamos o potencial de quem está nos territórios, enfrentando adversidades, mas segue engajado na defesa dos direitos de meninas e meninos”, explica Lorena. A programação contou com oficinas sobre Indicadores de Qualidade da Educação Infantil (Indique), Enfrentamento a Cultura do Fracasso Escolar e práticas pedagógicas focadas na primeira infância. Além disso, os municípios definiram os focos estratégicos de atuação na Semana D para o alcance das metas.
O Conselheiro do TCM/PA, Cesár Colares, ressaltou a colaboração entre instituições para que nesta edição ocorresse o que ocorreu na primeira, o amplo alcance de metas na educação dos municípios marajoaras. “Além de trabalhar articulado com os municípios, trazê-los até aqui é uma estratégia para que todos atinjam as metas. Fico muito feliz de participar com o Instituto Peabiru e o UNICEF, colhendo o fruto de ver toda criança e adolescente na escola”, admite o conselheiro.
A Semana D – Realizando sua segunda edição, a Semana D pela Educação no Marajó teve como objetivo alcançar metas significativas na Busca Ativa Escolar (BAE), práticas educativas para o ensino infantil e fundamental, além do enfrentamento à cultura do fracasso escolar, com atividades que sejam desenvolvidas tanto para os estudantes, quanto para a equipe de professores, educadores e pedagógica.
Para a articuladora do Selo UNICEF no município de Portel, Rosangela Coelho, “essa ação nos ajudou a trazer à tona todas as nossas fraquezas e fortalecer nosso município. Queremos colocar em prática tudo que recebemos aqui, garantindo os direitos de nossas crianças e adolescentes”.
As programações foram realizadas de forma simultânea em todo o território, e os municípios se comprometeram a alcançar todas as metas estabelecidas no Selo UNICEF, quanto à Educação, até o dia 30 de abril de 2024.
Sobre o Selo UNICEF - O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) que visa estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas voltadas para a infância e adolescência como prioridade. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Texto: UNICEF e Instituto Peabiru
Imagem: Isabella Simplício