Municípios do Espírito Santo firmam compromisso para implementar a Busca Ativa Escolar

Por UNICEF Brasil

15.03.2024
Municípios do Espírito Santo firmam compromisso para implementar a Busca Ativa Escolar

Em evento realizado em Vitória, os 78 municípios capixabas se comprometeram a encontrar e rematricular crianças e adolescentes que estão fora da escola

Vitória, 13 de março de 2024 – No Espírito Santo, metade das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública não está alfabetizada, segundo os últimos dados disponíveis do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2021. Elas se somam a outros milhares de meninas e meninos que estão fora da escola no Estado. Para enfrentar o abandono e a exclusão escolar, os 78 municípios capixabas firmaram, nesta quarta-feira, o compromisso de implementar a Busca Ativa Escolar. Trata-se de uma estratégia do UNICEF e da União Nacional dos Dirigente Municipais de Educação (Undime) para encontrar e rematricular meninas e meninos que estão fora da escola. No Espírito Santo, a Busca Ativa Escolar conta com a parceria da EDP.

O compromisso foi firmado durante encontro presencial da Busca Ativa Escolar, realizado em Vitória pelo UNICEF, a Undime, a Secretaria Estadual da Educação do Estado do Espírito Santo (SEDU-ES) e o parceiro técnico Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC), reunindo todos os municípios capixabas.

O Encontro foi uma oportunidade de formação presencial para as equipes municipais da estratégia e para estabelecimento de um grande pacto político e colaborativo entre estado, municípios e órgãos do Sistema de Garantia de Direitos, para que mais meninas e meninos estejam na escola, aprendendo.

Para Júlia Ribeiro, oficial de Educação do UNICEF no Brasil, “a Busca Ativa Escolar desempenha um papel crucial na garantia do direito à educação e no enfrentamento da evasão e do abandono escolar. É uma estratégia que apoia os municípios com uma metodologia e uma plataforma testadas e referendadas para encontrar meninas e meninos que estão fora da escola e levá-los de volta”, explica.



O subsecretário de Planejamento da Secretaria Estadual de Educação do Estado, Marcelo Lema, destacou os impactos positivos da gerência da Busca Ativa Escolar, criada em 2023, e o trabalho dos agentes de integração escolar. “Nós identificamos a necessidade de ter uma figura dentro da escola que tivesse uma correlação e uma interlocução muito forte com a comunidade e com o território. Hoje estamos com nove agentes atuando e apresentando resultados como a diminuição do abandono, da evasão e da infrequência escolar”, afirmou.
Lema também enfatizou que, mediante esses resultados, a Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei, criando esse cargo de agente de integração escolar para promover a expansão desse cargo para todas as escolas da rede estadual.

O evento realizado em Vitória reforça o compromisso do UNICEF e de seus parceiros em promover ações efetivas para garantir a identificação e a inclusão de crianças e adolescentes nas escolas, bem como seu atendimento pelos diversos serviços da rede de proteção, como assistência social e saúde.

“Acreditamos na educação como um dos pilares com maior potencial de transformar a sociedade. Há mais de 20 anos, realizamos iniciativas que contribuem com a educação de crianças e adolescentes por meio do incentivo à leitura e à escrita, utilizando também a tecnologia e a inclusão digital. Agora, apoiando a Busca Ativa, esperamos contribuir também para reduzir a evasão escolar no Espírito Santo e impulsionar a alfabetização”, destaca Dominic Schmal, diretor de ESG da EDP Brasil.

O evento contou com a presença de Marcelo Lema Del Rio Martins, Subsecretário da Secretaria Estadual de Educação do Estado;  Nara Borgo, Secretária Estadual de Direitos Humanos; Júlia Ribeiro, oficial de Educação do UNICEF no Brasil; Vilmar Lugão presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Espírito Santo (UNDIME-ES); Dominic Schmal, Diretor de Sustentabilidade da EDP Brasil e do Instituto EDP; Antônio Gualhano, Prefeito do município de Bom Jesus do Norte; Marta Letícia Maraboti Binoti, representando o Colegiado de gestores municipais da assistência social do ES (COGEMASES ); Joilda Aquino, do Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC) parceiro técnico do UNICEF; Camila Moreira, representando o MP. Além de 71 municípios e 241 participantes, entre eles secretários de educação, coordenadores da Busca Ativa Escolar e demais atores que fazem parte dessa intersetorialidade.

Busca Ativa Escolar


A Busca Ativa Escolar é uma estratégia que tem o objetivo de apoiar os governos na identificação, no registro, no controle e no acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da iniciativa, municípios e estados têm dados concretos que possibilitam planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos.

A estratégia é composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Sobre a EDP no Brasil


O grupo EDP atua em quatro regiões mundiais – América do Norte, Ásia Pacífico, Europa e América Latina - e está presente no Brasil há mais de 27 anos. Suas empresas, EDP Brasil e EDP Renováveis Brasil, possuem R$ 41 bilhões em ativos no país, caracterizando essa como a segunda maior operação do grupo. A empresa conta com mais de 12 mil colaboradores diretos e terceirizados no Brasil e atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, além de desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos, solares e hidrogênio verde. A EDP oferece ainda soluções de energia voltadas ao mercado B2B, como geração solar distribuída, mobilidade elétrica e venda de energia no mercado livre. Em Distribuição atende cerca de 3,8 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo. Referência em ESG, a EDP voltou a ser reconhecida como a empresa elétrica mais sustentável do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no índice de Igualdade de Género da Bloomberg. Em seus mercados de atuação na Europa e América do Sul – Brasil, Chile e Colômbia – a EDP conquistou o Top Employer 2024, além de ter sido eleita por quatro anos consecutivos a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico.

Texto: UNICEF Brasil

Imagem: UNICEF/BRZ/Diego Souza