Município de São José (SC) garante retorno de mais de 800 estudantes para salas de aula em 2022

Por Prefeitura de São José

13.05.2023

Desde a pandemia da Covid-19, os números de evasão escolar aumentaram em todo o país. o município de São José (SC) também registrou acréscimo, mas as equipes do chamado "Serviço de Evasão Escolar", da Secretaria Municipal de Educação, que atuam em consonância com o a estratégia Busca Ativa Escolar trabalharam para reduzir estes números.

Dados consolidados de 2022 mostram que foram 1.190 casos recebidos na rede municipal de ensino. Por meio de orientações e encaminhamentos pertinentes às famílias, o Serviço de Evasão Escolar garantiu que 803 estudantes regularizassem a situação escolar, representando um êxito de 67%. “O número de evasão escolar vem se mantendo acima de 1.000 nestes anos de pandemia; a título de comparação, em 2019, antes da pandemia, foram 610 situações. Mas nosso trabalho consistente e em rede tem alcançado sucesso na maioria dos casos”, explicou a coordenadora do setor, Maristela Muller.

Formado por uma equipe multiprofissional, o Serviço de Evasão Escolar de São José objetiva promover a frequência e o desenvolvimento escolar da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA) da rede municipal para as crianças e estudantes na idade escolar obrigatória (de 4 a 17 anos).

O trabalho é desenvolvido em conjunto com diversos órgãos, iniciando pela unidade educativa. “Quando as creches ou as escolas identificam faltas por cinco dias consecutivos ou sete alternados no período de um mês, a unidade entra em contato com os responsáveis para verificar a situação e orienta sobre a necessidade da frequência escolar. Se o estudante não retorna, a instituição aciona o Serviço de Evasão Escolar. Aí iniciamos nosso trabalho de sensibilização, inclusive com visitas domiciliares”, ponderou Maristela Muller.

As famílias são orientadas sobre o direito e a obrigatoriedade da frequência na escola, da importância para o desenvolvimento e as questões legais pertinentes. Se a intervenção da unidade educativa e do Serviço de Evasão Escolar não obtém sucesso, o caso é encaminhado para outros órgãos, como Conselho Tutelar e Ministério Público.

Programa Nacional de Busca Ativa Escolar

Neste ano, a Prefeitura de São José aderiu ao Programa Nacional do Busca Ativa Escolar. A proposta é que mais áreas se unam à educação, fortalecendo o trabalho em rede. “Cada secretaria e representante terá uma função, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos”, avaliou Maristela Muller.

* Fonte: Prefeitura de São José