Município cearense realiza Dia D da Busca Ativa Escolar

Por Prefeitura Municipal de Caucaia

26.03.2024
Município cearense realiza Dia D da Busca Ativa Escolar

A Secretaria Municipal de Educação (SME) do município cearense de Caucaia vestiu a camisa de mais uma campanha Busca Ativa Escolar. O Dia D da iniciativa aconteceu no "Seminário Caucaia é + Educação", realizado na última quinta-feira (14). O evento reuniu mais de 500 gestores escolares do município. A ação marca o início da campanha de 2024. Na ocasião, os diretores e coordenadores escolares participantes receberam o Protocolo da Busca Ativa e assinaram a frequência de comprovação do lançamento da campanha.

“O Busca Ativa Escolar é um projeto que atua quando a criança falta, tem a infrequência e não é justificada. Ele faz parte também das iniciativas propostas pelo Selo UNICEF, e visa garantir à criança o direito à educação”, explica Cláudia Diniz, coordenadora operacional do Busca Ativa Escolar em Caucaia. “Por isso, a gente sempre pede que as mães justifiquem para a escola as faltas de seus filhos. Caso isso não aconteça, a gente faz uma visita residencial, para saber o motivo pelo qual isso vem acontecendo”, continua.

Caucaia tem conseguido destaque nas metas propostas pelo Selo UNICEF para esse projeto. A equipe do Busca Ativa Escolar, ligada à Secretaria de Educação (SME), já bateu a primeira meta proposta, e deve alcançar uma segunda meta, até junho deste ano. Para isso, é realizado um trabalho intersetorial com as Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e Conselho Tutelar, com o intuito de identificar quais são as dificuldades que causam a infrequência e, conhecendo esses motivos, solucioná-los da melhor maneira possível.

Cláudia Diniz deixa um recado final para pais, mães e responsáveis de crianças em idade escolar de todo o município. “Mãezinha, paizinho, matriculem seus filhos e garantam a assiduidade das crianças. A gente tem que dar esse direito para as nossas crianças para que eles tenham um futuro. Então eu conto com a adesão de todos os pais e responsáveis”, finaliza.

A idade certa para cada etapa educacional é estabelecida com base em estudos sobre o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. Por isso, é tão importante matricular na idade certa. Isso permite que ela se engaje nas atividades de forma mais efetiva, adquira habilidades e conhecimentos de forma progressiva e interaja com seus colegas em níveis apropriados. Além disso, cursar a série na idade certa promove a continuidade do processo educacional, evitando lacunas e defasagens no aprendizado.

* Fonte: Prefeitura Municipal de Caucaia