Moju/PA: 1º Encontro Pedagógico de 2026 discute Busca Ativa Escolar

Por Comunicação

27.01.2026
Moju/PA: 1º Encontro Pedagógico de 2026 discute Busca Ativa Escolar

O evento deu início ao ano letivo no município e reforçou o papel de cada profissional da Educação na garantia do direito à educação de crianças e adolescentes 


A estratégia Busca Ativa Escolar (BAE) foi tema do 1º Encontro Pedagógico de 2026, realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Moju/PA na quarta-feira, dia 21 de janeiro de 2026, no ginásio da cidade. O evento reuniu 2.700 funcionários da rede municipal de ensino, que vestiram a camisa da BAE como forma de reafirmar o compromisso do município com o enfrentamento da exclusão escolar.  

“Fora da escola, não pode! E dentro da escola sem aprender, também não pode! Reunimos todos os servidores de Educação do município para que a gente assinasse esse compromisso com a nossa população”, ressaltou a dirigente municipal de Educação de Moju e presidente da Undime Pará, Sandra Helena Ataíde. 

O tema do evento foi “Monitoramento Pedagógico e Busca Ativa: estratégias de ensino para a aprendizagem de todos os estudantes”, buscando “fortalecer as práticas educacionais, promover a troca de experiências e reforçar o compromisso coletivo com a garantia do direito à educação”, divulgou a Semed de Moju. 


Sandra Helena é DME de Moju e presidente da Unidme PA

O encontro também marcou o início das atividades educacionais em 2026 e serviu ainda para reafirmar o papel dos profissionais da pasta na construção de uma rede mais organizada e participativa.

“Foi maravilhoso escutar cada pessoa que esteve aqui e nos passou um pouquinho de conhecimento. Acredito que nós vamos acolher nossos alunos de braços abertos”, avaliou a professora Janny Santos.

Além de tratar sobre a BAE, foram discutidas estratégias voltadas ao acompanhamento pedagógico e ao fortalecimento do processo de ensino.

“A Educação tem sido também prioridade da nossa gestão, principalmente com a questão número 1, que é a alfabetização dos nossos alunos”, disse o prefeito do município, Rubens Teixeira.


Com informações e imagens do site e perfil no Instagram da Semed.