Mobilizações que transformam realidades
De Alagoas ao Maranhão, municípios unem forças para garantir que nenhuma criança ou adolescente fique fora da sala de aula
A mobilização pela educação não para! Nesta semana, a coluna “Busca Ativa Escolar pelo Brasil” destaca as ações estratégicas em três municípios que, com o apoio de gestores, técnicos e da comunidade, reforçam, neste mês de fevereiro de 2026, o compromisso com a garantia do direito de acesso e permanência na escola.
Carnaval com foco na Educação
Em Messias/AL, a campanha Fora da Escola Não Pode! ganhou as ruas na semana do Carnaval 2026 (foto de destaque). Sob a liderança da secretária municipal de Educação (SEMED), Kenia Camelo, e com o apoio do prefeito Marcos Silva, a cidade realizou o primeiro Buzinaço da Educação. O evento percorreu as ruas principais para convidar estudantes a retomarem seus estudos e alertar familiares sobre as matrículas. A mobilização contou com a participação de técnicos da SEMED, diretores e coordenadores das escolas. Além disso, um intenso trabalho porta a porta foi realizado ao longo de janeiro nas zonas urbana e rural, consolidando a Busca Ativa Escolar como uma lei municipal de proteção ao presente e futuro de crianças, adolescentes e jovens.
“O objetivo maior da ação foi convidar estudantes de todas as idades a retomarem seus estudos e reforçar o chamado aos pais e responsáveis que ainda não conseguiram efetuar a matrícula de seus filhos. A orientação é que procurem os diretores das unidades escolares, pois todas as escolas estão de portas abertas para acolher e matricular nossos alunos", disse Kenia Camelo.
Compromisso com a alfabetização
Em Nova Canaã/BA, a mobilização reuniu diversas esferas do poder público. A ação contou com a presença do vice-prefeito Júnior da Ração, das secretárias de Saúde e de Assistência Social, além de professores das escolas públicas e equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). O foco foi sensibilizar a comunidade para a importância da frequência e permanência escolar de crianças, adolescentes, jovens e adultos. O município, que em 2025 recebeu o Selo Ouro no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), utiliza a Busca Ativa Escolar para manter seus índices de qualidade equalidadee não perder nenhum aluno para a evasão.
De porta em porta pelo direito de aprender
No São Roberto/MA, a equipe da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) intensificou as visitas domiciliares. Técnicos verificadores da educação percorreram bairros e comunidades rurais para dialogar diretamente com as famílias, ouvindo necessidades e facilitando o retorno dos estudantes. Com o lema "Fora da Escola, Não Pode!", a ação reafirma que a educação é um esforço coletivo que exige presença e escuta ativa junto à população.
Com informações das SEMED’s e o portal 7 Segundos.
