Mobilizações que transformam realidades

Por Comunicação

19.02.2026
Mobilizações que transformam realidades

De Alagoas ao Maranhão, municípios unem forças para garantir que nenhuma criança ou adolescente fique fora da sala de aula

A mobilização pela educação não para! Nesta semana, a coluna “Busca Ativa Escolar pelo Brasil” destaca as ações estratégicas em três municípios que, com o apoio de gestores, técnicos e da comunidade, reforçam, neste mês de fevereiro de 2026, o compromisso com a garantia do direito de acesso e permanência na escola.

Carnaval com foco na Educação

Em Messias/AL, a campanha Fora da Escola Não Pode! ganhou as ruas na semana do Carnaval 2026 (foto de destaque). Sob a liderança da secretária municipal de Educação (SEMED), Kenia Camelo, e com o apoio do prefeito Marcos Silva, a cidade realizou o primeiro Buzinaço da Educação. O evento percorreu as ruas principais para convidar estudantes a retomarem seus estudos e alertar familiares sobre as matrículas. A mobilização contou com a participação de técnicos da SEMED, diretores e coordenadores das escolas. Além disso, um intenso trabalho porta a porta foi realizado ao longo de janeiro nas zonas urbana e rural, consolidando a Busca Ativa Escolar como uma lei municipal de proteção ao presente e futuro de crianças, adolescentes e jovens.

“O objetivo maior da ação foi convidar estudantes de todas as idades a retomarem seus estudos e reforçar o chamado aos pais e responsáveis que ainda não conseguiram efetuar a matrícula de seus filhos. A orientação é que procurem os diretores das unidades escolares, pois todas as escolas estão de portas abertas para acolher e matricular nossos alunos", disse Kenia Camelo.

Compromisso com a alfabetização

Em Nova Canaã/BA, a mobilização reuniu diversas esferas do poder público. A ação contou com a presença do vice-prefeito Júnior da Ração, das secretárias de Saúde e de Assistência Social, além de professores das escolas públicas e equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). O foco foi sensibilizar a comunidade para a importância da frequência e permanência escolar de crianças, adolescentes, jovens e adultos. O município, que em 2025 recebeu o Selo Ouro no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), utiliza a Busca Ativa Escolar para manter seus índices de qualidade equalidadee não perder nenhum aluno para a evasão.

De porta em porta pelo direito de aprender

No São Roberto/MA, a equipe da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) intensificou as visitas domiciliares. Técnicos verificadores da educação percorreram bairros e comunidades rurais para dialogar diretamente com as famílias, ouvindo necessidades e facilitando o retorno dos estudantes. Com o lema "Fora da Escola, Não Pode!", a ação reafirma que a educação é um esforço coletivo que exige presença e escuta ativa junto à população.


Com informações das SEMED’s e o portal 7 Segundos.