Mobilização da Busca Ativa Escolar em Francisco Macedo–PI: “Fora da Escola Não Pode”

Por InfoNewss, com edição da Busca Ativa Escolar

06.02.2024

Na busca incessante por garantir o acesso à educação e os direitos fundamentais de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Francisco Macedo promoveu uma mobilização exemplar do Busca Ativa Escolar. A iniciativa, intitulada como “Fora da Escola Não Pode”, foi conduzida pela Secretaria de Educação do município e pela coordenadora da BAE.

O período de matrículas, ocorrido entre os dias 11 e 22 de dezembro de 2023 e de 22 a 26 de janeiro de 2024, foi marcado por uma estratégia proativa para garantir que nenhum estudante ficasse desamparado. A partir do dia 25 de janeiro até 31 de janeiro de 2024, a Busca Ativa Escolar foi realizada de forma incansável, abrangendo todas as localidades da zona rural e urbana.

A ação conjunta contou com a participação crucial de diversos órgãos e entidades, incluindo a Secretaria de Assistência Social, Ester Damares, o secretário de Saúde, Adenilson Carvalho, Gestores Escolares, membros do Conselho Tutelar e da Escola Estadual Maria Eleuza de Sousa. Essa colaboração multifacetada foi essencial para identificar e auxiliar crianças e adolescentes que não estavam matriculados, assegurando seu ingresso na escola.

Reneuda Diola, Secretária de Educação, enfatizou a importância dessa campanha, destacando o papel fundamental de todos os envolvidos: “Quero expressar minha gratidão à Coordenadora da BAE, Daniela Sousa, que liderou com dedicação esse movimento educacional, juntamente com toda a equipe da Educação, assim como nossos parceiros do Conselho Tutelar, Agentes de Saúde e pessoal da Assistência Social. Já estamos no quarto ano consecutivo com a BAE, e a cada ano superamos nossas expectativas com a quantidade de alunos que decidem continuar seus estudos.”, disse.

Daniela Sousa, coordenadora operacional da BAE, ressaltou o impacto positivo da campanha: “É com imensa gratidão que, pelo quarto ano consecutivo, desenvolvemos a Ação e estratégia de Busca Ativa Escolar ‘Fora da Escola Não Pode’, juntamente com nossos parceiros. Isso tem demonstrado um grande avanço na educação, bem como na parceria entre família e escola, promovendo o desenvolvimento e a permanência de crianças e adolescentes na escola.”, frisou.

A coordenadora operacional destacou ainda que, “Além de assegurar a permanência obrigatória na educação básica para crianças e adolescentes de 4 a 17 anos de idade, o município de Francisco Macedo também proporciona oportunidades para adultos concluírem seus estudos por meio da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos).”, pontuou.

Fonte: InfoNewss, com edição da Busca Ativa Escolar