Minicursos da Escola de Inverno da Cátedra de Educação Básica da USP serão realizados de 25 a 30 de julho

Por Undime

06.07.2022

Atividades são virtuais e gratuitas para gestores, professores, estudantes de licenciatura, pesquisadores e interessados na área

A Cátedra de Educação Básica da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Undime, lança a Escola de Inverno com cursos para gestores e professores da educação básica, que serão ofertados ao longo da última semana deste mês, de 25 a 30 de julho.

As atividades serão virtuais e gratuitas, com transmissões diárias no período da tarde, das 15h às 17h30, e no período da noite, das 18h às 20h30, sempre no horário de Brasília.

De acordo com a programação, serão realizados dois minicursos por dia. No primeiro dia, os cursos vão abordar questões relacionadas à formação continuada, mundo do trabalho e profissão docente; e dilemas da contemporaneidade e transversalidade.

No segundo dia, os temas são: "O lugar da dádiva na constituição do ser humano" e "Educação para sustentabilidade: diálogos interdisciplinares".

No dia 27 de julho, terceiro dia, será realizada uma oficina sobre tecnologias emergentes e métodos ativos na Educação Básica; e o minicurso com o tema "Juventudes, trabalho e práticas sociais".

No quarto dia, "Descolonizando a gestão no cotidiano escolar" e "Piaget para professores da Educação Infantil" serão as temáticas abordadas. E na sexta-feira, 29 de julho, estarão em pauta "Currículo e diferenças: experiências exitosas" e "Projetos de Estado-Nação-Educação em disputa no bicentenário da independência do Brasil".

No sábado, 30 de julho, às 9 horas, será realizada uma videoconferência de encerramento das atividades da Escola de Inverno 2022.

Os minicursos serão transmitidos pelo canal da Cátedra no Youtube. Para receber o certificado de participação, é preciso participar da atividade ao vivo no YouTube e, ao final, preencher um formulário, cujo link estará disponível na descrição do vídeo. O formulário só fica disponível para preenchimento ao final do evento. Saiba mais aqui

As atividades são independentes e cabe aos interessados escolher qual ou quais minicursos deseja assistir. Não é necessário realizar inscrição prévia.

Confira aqui a programação completa com as datas, horários, temas, descrições e palestrantes de cada minicurso.

Fonte: Undime com informações da Cátedra