Mato Grosso reforça o compromisso com a Busca Ativa Escolar

Por Busca Ativa Escolar, com informações da Seduc-MT

12.09.2024 | Atualizado: 12.09.2024
Mato Grosso reforça o compromisso com a Busca Ativa Escolar

O estado do Mato Grosso deu um exemplo de comprometimento com a garantia do direito à educação de meninos e meninas. Durante a 1ª Conferência Estadual de Busca Ativa Escolar: ‘Nenhum Estudante a Menos’, foi assinada a carta de compromisso que formaliza a parceria entre Estado e demais entidades para enfrentar a evasão escolar. A oficial de educação do UNICEF e membro da Gestão Nacional da Busca Ativa Escolar, Daniella Rocha, participou do encontro.

No documento, o Estado se compromete a implementar ações estratégicas; promover a colaboração entre diferentes esferas governamentais e da sociedade civil; garantir a transparência e eficiência no processo de Busca Ativa;  envolver a comunidade escolar e as famílias no processo; estabelecer políticas de inclusão e acolhimento.

Para o secretário de Educação, Alan Porto, é dever do Governo atuar de forma proativa para garantir que todas as crianças e adolescentes tenham acesso e permaneçam na escola, para concluir sua trajetória escolar com sucesso.

Busca Ativa Escolar é sinônimo de intersetorialidade

Muitos dos motivos que levam ao abandono e evasão escolar estão relacionados a questões que extrapolam a política de educação. Por isso, para garantir que a Busca Ativa Escolar alcance resultados positivos, é necessário esforço e comprometimento de diversos setores.

Nessa força-tarefa, estão envolvidos os governos estaduais e municipais, bem como suas diversas secretarias, a exemplo de saúde, lazer, educação e assistência social, conselhos de educação e de direitos da criança e do adolescente, órgãos do Sistema de Justiça, de controle, além de organizações da sociedade civil.

“Estamos falando de atores que compõem a rede de proteção, que está no Sistema de Garantia de Direitos, que precisam estar atentos sobre o tema da exclusão e abandono escolar, entendendo que esse é apenas um sintoma de uma série de outras questões que podem estar acontecendo na vida daquelas crianças e adolescentes”, explicou Daniella Rocha, oficial de educação do UNICEF e membro da Gestão Nacional da Busca Ativa Escolar.

Cerca de 700 profissionais da educação participaram do evento

A conferência foi realizada na última quarta-feira, 4, pela Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso, com o objetivo de ampliar o alcance da Busca Ativa Escolar e fortalecer a colaboração entre o Estado e os municípios por meio do desenvolvimento de ações específicas voltadas para o acesso e permanência dos estudantes na escola.

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Mato Grosso, Lindacir Rocha Bernadon, destacou a importância da capacitação para professores e gestores da rede estadual. “ A Busca Ativa na escola vai muito além de reinserir, de trazer de volta o aluno para dentro da escola. É um trabalho que envolve e recupera toda a família”, destacou.

A professora Nadia Neysa, de Novo Horizonte do Norte, disse que a prefeitura, em um ano de adesão à Busca Ativa Escolar, já vê os resultados. “A realização dessa conferência está sendo de grande valia, porque a gente consegue entender melhor o caminho que deve ser seguido com aquela criança”, finalizou.

Também participaram do evento, o secretário adjunto de Segurança Pública, coronel PM Herverton Mourett; o titular da Vara Especializada da Infância e Juventude de Várzea Grande, Thiago Souza, representando o Tribunal de Justiça; o membro da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime), Lucineia Mazonio; a coordenadora da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Eva de Paulo; o prefeito de Tabaporã, Cirineu Moleta; além de representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e os secretários adjuntos da Seduc, Amauri Fernandes (SAEX), Mozara Spencer (SAGR) e Flávia Emanuelle (SAGP).

Foto: Claryssa Amorim / Seduc-MT *Com informações da Seduc-MT